TRABALHO INFANTIL

Profissionais de saúde participam de oficina sobre trabalho infantil

Evento acontece no auditório da Fundação Municipal de Saúde

O auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS) será palco amanhã (31) da Oficina Estratégica de Enfrentamento ao Trabalho Infantil na Saúde, das 8h às 12h. A atividade é organizada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS) e tem como objetivo sensibilizar profissionais da saúde tanto da atenção básica como hospitalar para identificação de agravos de doenças decorrentes do trabalho infantil.

A Oficina Estratégica de Enfrentamento ao Trabalho Infantil na Saúde faz parte da campanha “Ocupação de criança é ser criança – Diga não ao trabalho infantil”, que vem cumprindo um intenso calendário de atividades, que terão ainda maior intensidade na semana alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho.

“Participarão apoiadores institucionais, profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família e também profissionais da rede hospitalar de Teresina”, diz Ana Maria, chefe de Núcleo da Saúde do Adolescente da FMS.

A equipe técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), ligada à SEMTCAS, tem mobilizado tanto a sociedade civil – escolas, locais públicos, entidades – como os profissionais que atuam na rede socioassistencial, a fim de que possam identificar casos de trabalho infantil e encaminhá-los às autoridades competentes.

Sob as diretrizes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), criado em 1996 e reformulado em 2013, a Prefeitura de Teresina também já registra experiências exitosas que mostram que manter crianças e adolescentes na escola e ampliar seu acesso às atividades socioeducativas e culturais traz um resultado mais satisfatório e mais saudável, em comparação com o trabalho infantil.

fms semtcas

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/399/profissionais-de-saude-participam-de-oficina-sobre-trabalho-infantil