TABAGISMO

Atenção básica mantém programa de apoio para quem deseja largar o cigarro

Atenção básica mantém programa de apoio para quem deseja largar o cigarro

Amanhã (31) é o Dia Mundial sem Tabaco, dedicado à conscientização sobre os males do cigarro à nossa saúde. A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), mantém em algumas Unidades de Saúde programas de incentivo àqueles que desejam largar o vício.

O programa, que foi iniciado no hospital do Parque Piauí, foi trazido para a atenção básica no ano passado. Recentemente, duas delas – as UBS do Portal da Alegria e Vila da Paz – finalizaram o tratamento das suas primeiras turmas, que tem duração total de um ano. “Oito participantes conseguiram abandonar de vez o vício nestas duas UBS, que foram as primeiras a iniciar o programa”, informa Clara de Assis, da Gerência de Ações Programáticas da FMS.

Além do Portal da Alegria e Vila da Paz (que já estão em sua terceira e segunda turma, respectivamente), atualmente o programa mantém turmas nas UBS da Boa Hora e Poty Velho – que também está em sua segunda turma – totalizando oito turmas formadas.

O trabalho consiste em reuniões que acontecem semanalmente no primeiro mês, quinzenalmente no segundo mês e mensalmente a partir do terceiro mês de programa, até que o usuário complete um ano. Durante este tempo, o fumante recebe informações e estímulos para uma vida sem cigarro, além de tirar suas dúvidas e conversar com profissionais e pessoas com problemas semelhantes.

“Nas reuniões nós organizamos rodas de conversas, seguindo as bases da metodologia cognitiva-comportamental”, explica Clara de Assis. “Procuramos detectar as situações de risco que levam o indivíduo a fumar, e a partir disso desenvolvemos estratégias para enfrentamento dessas situações, visando não só a cessação do tabagismo, mas também a prevenção de recaídas”, completa ela.

Segundo Clara, cada turma oferece 10 vagas, e tem recebido uma média de seis a sete pessoas. Segundo ela, a maior dificuldade tem sido a continuidade dos participantes, que muitas vezes abandonam o tratamento. “O vício do cigarro é muito difícil de se abandonar, e alguns participantes não conseguem manter a força de vontade necessária para prosseguir”, diz a coordenadora do programa. “É uma luta difícil, mas que o sistema de saúde tem se dedicado para vencer, oferecendo todo o suporte preciso, com acompanhamento e medicação caso necessário”.

O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado anualmente em 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como um alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

O tabagismo é um dos quatro principais fatores de risco em comum, para o desenvolvimento das quatro principais doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes. Segundo a OMS, o tabaco pode ser classificado como o líder global entre as causas de mortes evitáveis.

tabagismo

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/398/atencao-basica-mantem-programa-de-apoio-para-quem-deseja-largar-o-cigarro