COMBATE AO MOSQUITO

Faxina chega à 21ª edição com mais de 3.600 toneladas de lixo recolhidas

No total já foram recolhidas 3.694 toneladas de lixo em mais de 80 bairros

Faxina chega à 21ª edição com mais de 3.600 toneladas de lixo recolhidas

A “Faxina nos Bairros” dá continuidade à limpeza da cidade para eliminar focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em sua 21ª edição, a operação visita neste sábado (28) mais quatro bairros em todas as zonas da cidade. O prefeito Firmino Filho iniciará a ação pelo bairro Angelim, zona Sul da cidade.

A Faxina é operacionalizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR). Em sua última edição, as equipes de limpeza recolheram quase 144 toneladas de lixo com potencial de se tornar criadouro do Aedes aegypti, pois ele se reproduz na água parada que pode se acumular nestes objetos. “No total já foram recolhidas 3.694 toneladas de lixo em mais de 80 bairros”, informa o presidente da FMS Francisco Pádua.

Esta semana, serão visitados os bairros Vila Operária (zona Norte), Angelim (zona Sul), Pedra Mole (zona Leste) e Gurupi (zona Sudeste). Durante a semana, os moradores dos quadrantes selecionados são avisados para que recolham todo o material inservível de suas casas, inclusive os de grande porte como móveis e outros. No sábado é feito um grande mutirão para a coleta, associado às visitas dos agentes de endemias às residências para vistoria dos imóveis, além de dar orientações e distribuir material educativo.

“Enquanto tivermos crianças nascendo com microcefalia relacionada ao zika vírus, o trabalho de educação e limpeza será contínuo”, garante o prefeito Firmino Filho, pedindo a parceria da população nesta guerra. “A única forma de diminuirmos os casos de dengue, zika e chikungunya é eliminando os focos do mosquito. Todos precisam ficar atentos para não manterem em suas residências, locais de trabalho ou estudo lugares que possam a vir se tornarem criadouros do Aedes”, disse ele.

Faxina nos Bairros – 28 de maio de 2016

Norte

Bairro Vila Operária

Concentração: Praça da Igreja de São José Operário.

Quadrante: Rua Gabriel Ferreira, Rua Ceará, Avenida Santos Dumont e Rua Pernambuco.

Sul

Bairro: Angelim - Parque dos Sonhos.

Concentração: UBS Francílio Almeida.

Quadrante: Rua José de Deus Martins Soares, PI 130, Rua 04, Rua da Coheb.

Leste

Bairo: HBB _ Pedra Mole

Concentração: CMEI Marina Silva, localizado na quadra D.

Quadrante: Avenida Maria Gonçalves, Quadra D, Quadra C, Avenida Santa Teresinha.

Sudeste

Bairro: Gurupi

Concentração: Praça do Gurupi, localizada na Rua Tote Oliveira (Rua de acesso à Pousada Gurupi).

Quadrante: Av. Mirtes Melão, BR 343, Av. Camilo Filho, Av. Joaquim Nelson.

fms dengue zika chikungunya aedes aegypti

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/396/faxina-chega-a-21-edicao-com-mais-de-3-600-toneladas-de-lixo-recolhidas