INAUGURAÇÃO

Teresina é contemplada com a 31ª obra de atenção básica em saúde

Comunidade do bairro São João foi beneficiada com Unidade de Saúde

Teresina é contemplada com a 31ª obra de atenção básica em saúde

A comunidade do bairro São João, zona Leste da cidade, conta agora com uma Unidade Básica de Saúde nova dentro dos padrões do Ministério da Saúde. O equipamento público foi entregue na noite de ontem (24) pelo prefeito Firmino Filho aos moradores. A Unidade Básica de Saúde Maria Dulce da Cunha Sena (Dona Dulce) é a trigésima primeira Unidade Básica de Saúde entregue nessa gestão aos teresinenses.

A nova estrutura, que custou R$ 826.995,38, conta com 10 consultórios, sendo seis médicos e quatro odontológicos. Os oito banheiros, entre os reservados para usuários e servidores, são totalmente adaptados para o uso por pessoas com deficiência. A UBS conta ainda com farmácia, espaço de marcação de consultas (Same), auditório, recepção, salas de observação e procedimentos, coleta, vacina, inalação, curativos e esterilização, além de uma área coberta para a realização de atividades externas com crianças e idosos

“A Prefeitura de Teresina tem investido na saúde pública, na infraestrutura de seus equipamentos de saúde e no fortalecimento da atenção básica com a construção de novas Unidades Básicas de Saúde, bem como na reforma e ampliação das já existentes. Já entregamos 15 novas Unidades e 16 reformas e ampliações. E o investimento não é apenas em infraestrutura, mas também na valorização dos servidores. É importante ressaltar que Teresina investe 33% da sua receita líquida somente em saúde. A nossa cidade é a terceira capital do país que mais investe em saúde pública. Portanto, é uma alegria estarmos entregando essa unidade para que a população seja melhor acolhida e atendida”, destacou o prefeito Firmino Filho.

A UBS Dona Dulce é totalmente nova, dentro dos padrões do Ministério da Saúde. Ela vai substituir duas unidades pequenas, que funcionam em imóveis alugados e abrangem comunidades muito próximas: Damas Satélite e São João. Serão contemplados com o novo equipamento os bairros São Cristóvão, Noivos, Recanto das Palmeiras, Av. João XXIII, Av. Presidente Kennedy e Avenida dos Ipês. “Estou bastante satisfeita com essa nova Unidade. Sempre sonhamos com uma Unidade de Saúde que pudesse nos contemplar com atendimento médico, odontológico e que tivesse uma boa estrutura. E nossa comunidade agora conta com esse serviço”, comemorou a moradora do bairro São João, Islândia Piauilino.

Atuarão na UBS Dona Dulce quatro equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), duas pela manhã e duas pela tarde, compostas por médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos em enfermagem, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de saúde. “Serão beneficiadas com essa Unidade 3.930 famílias, o que corresponde a aproximadamente 16 mil pessoas. Essa nova unidade representa o fortalecimento da saúde pública e o compromisso dessa gestão com a atenção primária, que é a porta de entrada da saúde pública e tem atuado na prevenção e promoção de saúde”, afirmou Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

inauguração ubs são joão

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/394/teresina-e-contemplada-com-a-31-obra-de-atencao-basica-em-saude