Prefeitura garante recursos para obras na saúde mental

A FMS já garantiu recursos para a construção de quatro novos CAPS

Prefeitura garante recursos para obras na saúde mental

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), está investindo na estrutura de saúde mental para o município. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) estão ganhando novas estruturas para garantir aos usuários um tratamento com qualidade.

A FMS já garantiu recursos para a construção de quatro novos CAPS, que virão a substituir os atuais, que funcionam em casas alugadas. “Já foram recebidas as primeiras parcelas para as obras, que somadas totalizam 520 mil reais”, diz o presidente Francisco Pádua, explicando ainda que o próximo passo é a aquisição do terreno para iniciarem os trâmites para início das obras. “Além disso, já garantimos mais 500 mil reais destinados para a aquisição de equipamentos para a saúde mental”, completa ele.

Atualmente duas outras obras estão em andamento. “No momento, estamos construindo um novo CAPS para a zona Norte, que ficará localizado na região do Lagoas do Norte”, conta o presidente. Além dela, está em andamento a construção de uma nova sede para a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAi), com previsão de entrega para este ano. “A obra está orçada no valor total de R$ 427.375, 82, e no momento está em fase de finalização da sobre-estrutura do prédio”.

A Prefeitura de Teresina tem investido maciçamente em obras na saúde. Somente na gestão Firmino Filho já foram entregues 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de outras 36 obras que estão em andamento. “Este mês serão entregues duas UBS e mais nove durante o mês de junho”, afirma o presidente.

CAPS

O CAPS é um Centro de Atenção Psicossocial de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. É um recurso em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que diminui a procura e evita reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo.

O horário de funcionamento do CAPS é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. No CAPS, o usuário encontra psiquiatra, psicólogo, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social e uma equipe de apoio, que oferece atendimentos individuais, em grupo, atividades comunitárias, oficinas terapêuticas e atendimento para a família.

Já a UAi é um serviço da Rede de Atenção Psicossocial que oferece acolhimento transitório às crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 10 a 18 anos de idade, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Acolhe e oferece cuidados contínuos e de proteção para até 10 crianças e adolescentes, observando as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A permanência no serviço é de caráter voluntário.

caps UAI saúde mental

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/393/prefeitura-garante-recursos-para-obras-na-saude-mental