CAPACITAÇÃO

Informação é a melhor estratégia para combate ao Aedes Aegypti

FMS já capacitou quase 1.500 pessoas para prevenção de focos de mosquito

Informação é a melhor estratégia para combate ao Aedes Aegypti

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, já capacitou 1.403 pessoas com o objetivo de torná-las aptas para a realização de palestras e outras atividades educativas sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. Hoje (24) mais 100 pessoas estão participando do curso para o controle e prevenção da zika, dengue e chikungunya, que tem carga horária de 8h, é dividido em partes teórica e prática e acontece no auditório da instituição.

“Escolhemos duas pessoas da parte de coordenação da nossa instituição para que possam aprender mais sobre o assunto e divulgarmos mais o tema dentro da empresa e possamos contribuir, junto à comunidade, mais com o combate a esse mosquito que vem nos causando tantos males”, afirma Márcia Maria, inscrita no curso e representante de universidade particular da capital.

Representantes de várias instituições participam do curso de hoje, como Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Hospital Lucídio Portela, duas clínicas particulares, oficiais do 2º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), escolas municipais, call center e Unidades Básicas de Saúde.

Na parte teórica da capacitação todos são informados sobre as características do mosquito Aedes aegypti, locais onde eles gostam de se reproduzir e também sobre semelhanças e diferenças entre as doenças que o mosquito transmite. “Nessa 13ª edição do curso estaremos informando ainda mais sobre o aplicativo Colab, que serve como meio para que qualquer cidadão possa avisar a gestão pública sobre os focos de mosquito que existem na cidade”, destaca Júlia Rocha Santos, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da FMS.

Os teresinenses podem baixar o aplicativo Colab, rede social de colaboração e cidadania, que está disponível para Android e iOS e postar a foto com localização de onde existem possíveis criadouros do mosquito causador da zika, dengue ou chikungunya. A FMS recebe a solicitação e encaminha para as equipes da Gerência de Zoonoses para que desloquem um agente de endemia ao local para ele analisar se há perigo de criação de mosquito na área. “Estamos cumprindo bem nosso calendário de fiscalizações. De 335 demandas que existem no sistema Colab relacionados a Foco de Dengue, 294 já foram resolvidos e 41 estão em atendimento”, diz Francisco Pádua, presidente da FMS.

Dalva Marta, funcionária dos Correios, disse já conhecer o aplicativo Colab, que ainda não realizou nenhuma postagem, mas que agora irá postar e divulgar entre seus amigos e vizinhos. “Esse meio de comunicação é muito bom para que possamos trabalhar junto com o setor público nas demandas de Teresina”, elogia.

Dia 1º de junho, uma quarta-feira, vai ser a última turma do curso de capacitaçãopara o controle e prevenção da zika, dengue e Chikungunya realizado pela FMS este ano. “Mas continuaremos todas as nossas atividades de educação em saúde que já temos programas para todo o ano”, explica Júlia Rocha Santos. Ela convida ainda todos àqueles que desejarem participar do curso de capacitação a entrarem em contato com a FMS para realizarem inscrição pelo e-mailnesc.fms@gmail.com.

capacitação prevenção à dengue fms Colab Teresina

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/392/informacao-e-a-melhor-estrategia-para-combate-ao-aedes-aegypti