PREVENÇÃO À DENGUE

FMS capacita mais de 1.400 pessoas para combate ao mosquito causador da Zika

Atividade pioneira na capital visa formar multiplicadores de conhecimentos

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza amanhã, 24, de 8h às 17h, o penúltimo curso de capacitação para controle e prevenção da zika, dengue e chikungunya no auditório da instituição. Ao todo, 1.403 pessoas já foram capacitadas na atividade que tem por objetivo tornar pessoas aptas para a realização de palestras e outras atividades educativas sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor de várias doenças.

“Está será nossa décima terceira turma e contará com 100 participantes. A última turma está prevista para o dia 1º de junho, uma quarta-feira, e convidamos todos àqueles que desejarem participar para entrarem em contato conosco para que possamos inscrevê-los”, explica Júlia Rocha Santos, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação (NESC) da FMS.

Os interessados em participarem podem se inscrever na sede da FMS ou pelo e-mail nesc.fms@gmail.com, por meio de preenchimento da ficha de inscrição. Amanhã, 24, representantes de várias instituições participarão do curso de capacitação para controle e prevenção da zika, dengue e Chikungunya tais como Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Hospital Lucídio Portela, duas clínicas particulares, oficiais do 2º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), escolas municipais, call center e Unidades Básicas de Saúde.

“Pessoas que têm governança nessas instituições onde trabalham ou estudam serão multiplicadores das informações dentro desses locais”, afirma Júlia Rocha Santos.

O curso tem carga horária de oito horas, sendo quatro horas de aula teórica e quatro horas de aula prática para cada turma. A parte teórica é ministrada por uma médica, Amariles Borba, dois infectologistas, Amparo Salmito e Kelsen Eulálio, um neurologista, Marcelo Adriano Vieira, uma educadora em saúde, Raimunda Nonato e uma bióloga, Júlia Mesquita Rocha.

Já a parte prática do curso é operacionalizada pela médica veterinária e gerente de Zoonoses, Oriana Bezerra. Na parte prática os participantes vivenciam as ações de prevenção e controle ao Aedes aegypti.

POPULAÇÃO DEVE USAR APP PARA DENUNCIAR FOCOS DO AEDES

Desde janeiro de 2016 a população de Teresina pode utilizar o aplicativo Colab.re como aliado no combate ao Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. Até o dia 23 de maio de 2016, o aplicativo recebeu 335 demandas de possíveis focos de dengue na cidade, sendo que deste total, 294 já foram resolvidas, o que indica 88% de denúncias analisadas e resolvidas pelos técnicos da PMT.

Os teresinenses podem baixar o aplicativo Colab.re, rede social de colaboração e cidadania, que está disponível para Android e iOS e nasceu como uma rede social onde a comunidade pode apontar a existência de problemas que acontecem na cidade. No MonitorColab.re, a Ouvidoria da Prefeitura de Teresina tem acesso a uma lista de fiscalizações e propostas dos usuários, acompanhadas de foto, endereço físico e link na rede social para cada problema relatado, além de visualizar comentários e curtidas de outros seguidores, bem como o número de protocolo gerado a partir de cada solicitação.

curso dengue Colab fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/389/fms-capacita-mais-de-1-400-pessoas-para-combate-ao-mosquito-causador-da-zika