PREVENÇÃO

Para prevenir doenças FMS aplica vitamina A em crianças de Teresina

A OMS reconhece que a deficiência de vitamina A afeta, em nível mundial, 190 milhões de crianças em idade pré-escolar

Para prevenir doenças FMS aplica vitamina A em crianças de Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina está realizando aplicação de vitamina A em creches de áreas de assentamento da capital desde o dia 16 de maio e segue até o dia 25 do corrente mês. Segundo o Ministério da Saúde, a deficiência de vitamina A é considerada uma das mais importantes deficiências nutricionais dos países em desenvolvimento, sendo a principal causa de cegueira evitável.

“A suplementação oral de vitamina A constitui-se na estratégia mais eficaz para prover vitamina A em indivíduos com riscos para a deficiência. No Brasil, o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído por meio da Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005, cujo objetivo é reduzir e controlar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade e puérperas no pós-parto imediato”, explica Theonas Gomes, chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da FMS.

Em 2015, a meta do Ministério da Saúde para Teresina era administrar as doses de Vitamina A 200 Ui em 11.848 crianças. Ao todo, 10.123 crianças receberam a vitamina. A meta de 85% foi alcançada, portanto em 2015.

O corpo humano não pode fabricar vitamina A, dessa forma, toda a vitamina A de que necessitamos deve vir dos alimentos. O corpo pode armazenar vitamina A no fígado, garantindo uma reserva, que será utilizada na medida de sua necessidade. “Se essa reserva está reduzida e não ingerimos alimentos que contêm vitamina A suficiente para satisfazer as necessidades nutricionais do nosso corpo, ocorre a deficiência”, afirma Theonas Gomes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que a deficiência de vitamina A (DVA) afeta, em nível mundial, aproximadamente 190 milhões de crianças em idade pré-escolar. No Brasil, a DVA era considerada um problema de saúde pública, sobretudo na Região Nordeste.

A FMS de Teresina segue o Manual de Condutas Gerais elaborado pela Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DAB/SAS) do Ministério da Saúde com objetivo de orientar os gestores e profissionais de Saúde de estados e municípios para a implementação do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A.

O Programa Saúde na Escola, da Prefeitura de Teresina, promove a alimentação saudável, a conscientização do cumprimento do calendário de vacinação e inclui campanhas preventivas. “Como a de suplementação da vitamina A”, diz Theonas Gomes.

Segundo o Ministério da Saúde, a vitamina A é um micronutriente encontrado em fontes de origem animal (retinol) e vegetal (provitamina A). Entre os alimentos de origem animal, as principais fontes são: leite humano, fígado, gema de ovo e leite. A provitamina A é encontrada em vegetais folhosos verdes (como espinafre, couve, beldroega, bertalha e mostarda), vegetais amarelos (como abóbora e cenoura) e frutas amarelo-alaranjadas (como manga, caju, goiaba, mamão e caqui), além de óleos e frutas oleaginosas (buriti, pupunha, dendê e pequi) que são as mais ricas fontes de provitamina A. Um benefício das provitaminas é a conversão em vitamina A ativa e a ação como potentes antioxidantes.

Vitamina A fms crinças Teresina

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/386/para-prevenir-doencas-fms-aplica-vitamina-a-em-criancas-de-teresina