AMAMENTAÇÃO

FMS realiza evento que estimula doação de leite materno

Em cada fase da vida o ser humano possui diferentes necessidades nutricionais

FMS realiza evento que estimula doação de leite materno

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do Núcleo de Alimentação e Nutrição, organizou na Unidade Básica de Saúde Karla Ivana de Melo Campos, zona Norte, na manhã desta quinta-feira (19) palestra de esclarecimento sobre aleitamento materno e formas de como doar leite materno.

“A prática da boa alimentação começa desde cedo, ao nascimento, com o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida. Após essa fase, a amamentação poderá ser feita de maneira complementar até os dois anos”, afirmou Theonas Gomes, chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da FMS, que palestrou no local.

Ela falou ainda da importância das mães que amamentam doarem leite materno às maternidades. “Seu filho mamou, ficou satisfeito e seu peito continua vazando leite? Então você está apta para doar e poder ajudar crianças cujas mães não podem amamentar”, disse.

Para ordenhar o leite materno, quer dizer, tirar o leite do peito para dar ao bebê ou para fazer uma doação, é necessário lavar bem as mãos antes de começar. Em seguida, posicionar o polegar mais ou menos quatro centímetros acima do mamilo, e os outros dedos abaixo, a fim de formar um "C" em volta da aréola. “Aproxime então o polegar do indicador, pressionando a mama e ao mesmo tempo forçando a mão toda na direção do seu próprio corpo (afundando a mão no peito). Diminua a pressão e repita o processo, em movimentos rítmicos”, explicou a chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da FMS.

Depois de alguns minutos, deve rodar um pouco a mão para tirar o leite de todos os ductos da mama. Quando o leite estiver saindo, inclinar-se um pouco para a frente e usar um recipiente de boca larga, já esterilizado, para coletá-lo. Potes de vidro (de café ou maionese) com tampa plástica são boas opções.

Em cada fase da vida (criança, adolescente, adulto ou idoso), o ser humano possui diferentes necessidades nutricionais. “Estudos comprovam que se desde o nascimento a pessoa receber uma boa nutrição ela vai ter bom desempenho na saúde durante a vida inteira. A criança que mamou tem menos doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes ou hipertensão”, esclareceu Theonas Gomes.

leite materno amamentação

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/385/fms-realiza-evento-que-estimula-doacao-de-leite-materno