FAXINA

Veterinários orientam sobre combate ao Aedes e outras doenças na Faxina dos Bairros

Faxina está na sua 19ª edição

A Faxina nos Bairros, realizada pela Prefeitura de Teresina aos sábados, tem cumprido o seu papel de identificação e retirada de focos de mosquito Aedes aegypti, como também tem identificado nas residências focos de possíveis  outras doenças. Na manhã de hoje (14), a equipe da Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), localizou uma criação de pombos dentro de uma casa no bairro Cidade Leste, zona Leste da cidade.

De acordo com a gerente de Zoonoses, Oriana Bezerra, pombos podem causar uma série de doenças aos humanos. “Nós não recomendamos a criação de pombos nas residências, pois eles podem transmitir várias doenças como alergias, salmonelose, criptococose, dermatites, entre outras. A forma mais comum de infecções causadas pelos pombos é feita pelas vias respiratórias, através da inalação das fezes secas depositadas nos mais variados lugares, como em carros, chãos, janelas e calçadas. Porém, outro modo de contaminação é através do piolho dos pombos, que podem cair sobre as pessoas quando eles voam. Então, nosso dever é informar ao cidadão sobre os cuidados a serem tomados para evitar doenças”, explicou Oriana.

Neste sábado foram contemplados com a Faxina os bairros Nova Brasília (Norte), Santo Antônio (Sul), Cidade Leste (Leste), Todos os Santos (Sudeste) e povoado Bela Vista, na zona rural da cidade.

A Faxina nos Bairros tem sido uma das ações realizadas pelo poder público municipal, em parceria com a população para retirada de focos do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Em 18 edições da atividade, foram recolhidas 3.395 toneladas de lixo da cidade. A ação já abrangeu mais de 70 bairros da zona urbana e rural da capital.

A dona de casa Edna da Conceição não perdeu tempo e colocou todos os depósitos que poderiam virar criadouro de mosquito na porta da sua residência para ser recolhido pelas equipes de limpeza da Preferira de Teresina. “Ação muito importante que tem focado na saúde da população. Aproveitei para fazer uma limpeza no meu quintal e colocar tudo que pudesse acumular água para fora. E além de ajudar na limpeza, ainda ganhei uma muda de planta. Fiquei bastante satisfeita com a ação”, disse.

A Faxina nos Bairros tem contado com a parceria do Projeto Caminhão Verde. A equipe de Arborização da Prefeitura de Teresina distribui gratuitamente durante a atividade mudas de plantas nativas e frutíferas. “O Caminhão Verde esteve no bairro Cidade Leste, uma oportunidade para as pessoas além de manterem suas casas livres do mosquito Aedes aegypti, contribuirem com a arborização da cidade”, afirmou Smithiany Barros, diretora de Ações Assistenciais da FMS.

faxina bairros combate aedes

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/378/veterinarios-orientam-sobre-combate-ao-aedes-e-outras-doencas-na-faxina-dos-bairros