LIMPEZA URBANA

Trabalho de combate ao Aedes continua intenso em Teresina

Neste sábado a ação completa sua 19ª edição

Trabalho de combate ao Aedes continua intenso em Teresina

A Prefeitura de Teresina realiza amanhã (14) a 19ª edição da Operação Faxina nos Bairros, que tem gerado resultados satisfatórios no que se refere ao combate ao mosquito Aedes aegypti e já revela dados positivos em relação número de casos de dengue na capital. Este ano, até o dia 09 de maio, foram notificados 1.495 casos de dengue, número quase 70% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 4.915 casos.

Neste sábado serão contemplados com a Faxina os bairros Nova Brasília (Norte), Santo Antônio (Sul), Cidade Leste (Leste) e Todos os Santos (Sudeste). O prefeito Fimrino Filho inicia as atividades da operação pelo bairro Cidade Leste, a partir das 8h.

A Faxina nos Bairros tem sido uma das ações realizadas pelo poder público municipal, em parceria com a população para retirada de focos do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Em 18 edições da atividade foram recolhidas 3.395 toneladas de lixo da cidade. A ação já abrangeu mais de 70 bairros da zona urbana e rural da capital.

“Enquanto houver uma criança nascendo com microcefalia relacionada ao vírus zika, ou enquanto houver pessoas ficando doentes por causa do Aedes aegypti nossas equipes vão continuar com o trabalho intenso de educação em saúde e de combate a esse mosquito”, enfatiza Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Outro dado positivo em Teresina é que o Índice de Infestação Predial (IIP) – a relação entre o número de imóveis positivos para o mosquito pelo total pesquisado – da nossa cidade está em 0,1%. Os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde determinam que índices de até 1% são considerados satisfatórios. O primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2015 apresentou Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,2%, ou seja, esse índice caiu 50% em relação ao ano passado.

“Não podemos baixar a guarda. O Aedes aegypit está em todos os lugares, residências, locais de trabalho, escolas, igreja. Todos precisamos manter a vigilância para deixarmos os focos do mosquito longe. A tecnologia mais eficaz contra o mosquito ainda somos nós. Vamos nos educar e limpar nosso ambiente de convivência”, afirma Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Rota da Faxina nos Bairros – 14.05.16

Norte

Bairro: Nova Brasília

Ponto de Partida: UBS Nova Brasília

Percurso: Quadrante: Rua Anísio Pereira, Rua Artur Furtado, Rua João Henrique Rebêlo, Rua Campo Maior.

Sul

Bairro: Santo Antônio

Ponto de Partida: Subestação da Eletrobrás, Rua Maria Araújo

Percurso:

(1ª parte):  BR 316, Maria Araújo, Rua Maria Eremita do Espírio Santo, Rua Luziania

(2ª parte): BR 316, Rua Raimundo Rodrigies, Rua RAimundo porfílio

Ponto de Partida: Subestação da Eletrobrás, Rua Maria Araújo

Leste

Bairro: Cidade Leste

Ponto de Partida: CMEI  Cidade Leste, que fica na Rua Jatai

Percurso: Quadrante:  Av Zequinha Freire,  Rua Bem Posta, Rua Pardal, Rua Onda Verde.

Sudeste

Bairro: Todos os Santos

Ponto de Partida: Praça do Todos os Santos (*próximo a Cmei)

Percurso: Av. Camilo Filho (estrada da Usina Santana) - Rua da Chesf, Rua Nossa Senhora da Conceição - indo até a estrada da Taboca.

Faxina nos Bairros fms Teresina

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/377/trabalho-de-combate-ao-aedes-continua-intenso-em-teresina