TECNOLOGIA E SAÚDE

Teresina utiliza plataforma digital para melhorar atendimento no SUS

Ao todo 35 Unidades Básicas de Saúde já usam o e-SUS

A Atenção Básica em Saúde de Teresina está em processo de informatização através da implantação da plataforma e-SUS, que padroniza os dados dos usuários, fazendo com que o levantamento de informações seja mais preciso e oferte-se, consequentemente, um serviço de mais qualidade.

“Já temos 35 Unidades Básicas de Saúde utilizando o e-SUS, que facilita a realização de trabalhos direcionados porque o sistema oferece dados precisos sobre o perfil e a situação de saúde da população, ajudando a gestão pública na tomada de decisões quando o assunto é saúde”, explica Smithanny Barros da Silva, diretora de Ações Assistenciais da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A estratégia e-SUS faz referência ao processo de informatização qualificada do Sistema Único de Saúde em busca de um SUS cada vez mais eletrônico. O e-SUS é uma nova ferramenta de apoio à gestão que o Ministério da Saúde vem implantando no sistema de atenção básica em saúde a nível nacional. O sistema poderá ser utilizado pelas equipes do Programa de Melhoria do Acesso a Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), do Consultório na Rua (CnR) e da Atenção Domiciliar (AD), desenvolvidos pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).

“O prontuário eletrônico facilita nosso trabalho e otimiza o tempo de acompanhamento dos pacientes, além de permitir  que tenhamos acesso a história clínica do paciente e de toda a família”, destaca a médica Dennia Jackeline de Alencar, que atua na UBS do Poty Velho, zona Norte.

O e-SUS é o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica que irá substituir totalmente o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). “Para atender aos diversos cenários de informatização e conectividade nos serviços de saúde, o SISAB oferece dois sistemas de software que podem operar tanto em unidades básicas de saúde (UBS) que não possuem computador, quanto em UBS que dispõem de computador nos consultórios e salas de atendimento”, diz Smithanny Barros da Silva.

As UBSs que não fazem uso de computador podem utilizar o sistema de Coleta de Dados Simplificada (CDS), com o uso de fichas; por sua vez, as UBSs que têm computador podem usar o sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Esses sistemas estão disponíveis gratuitamente para todos os municípios, basta fazer o download na “Área de Download” no site: http://dab.saude.gov.br/esus.

Também é possível enviar dados ao SISAB por meio dos sistemas próprios, utilizados pelos trabalhadores da Atenção Básica para registrar as ações realizadas no cotidiano do trabalho. Para isso, é necessário que a equipe responsável pelo desenvolvimento desse sistema próprio faça a customização, por meio da ferramenta THRIFT, viabilizando o envio dos dados desses sistemas ao SISAB.

e-SUS fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/374/teresina-utiliza-plataforma-digital-para-melhorar-atendimento-no-sus