LIMPEZA

Faxina nos Bairros recolheu 3.395 toneladas de lixo em 18 edições

Faxina nos Bairros recolheu 3.395 toneladas de lixo em 18 edições

A operação Faxina nos Bairros tem sido uma das ações realizadas pelo poder público municipal, em parceria com a população, que tem gerado impacto positivo no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Em 18 edições da atividade foram recolhidas 3.395 toneladas de lixo. A operação já abrangeu mais de 70 bairros da zona urbana e rural da capital.

“A Faxina nos Bairros tem sido muito bem acolhida pela comunidade, que é o principal ator desse combate. Fazemos a mobilização junto com os agentes comunitários de saúde, estimulando durante a semana as pessoas a colocarem no sábado o lixo inservível e que pode se transformar em criadouro do mosquito na porta das residências para ser recolhido pelas equipes de limpeza. E o resultado tem sido bastante positivo, inclusive os casos notificados de dengue esse ano foram 70% menores do que ano passado no mesmo período”, explica Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Outro dado positivo é que o Índice de Infestação Predial (IIP) – a relação entre o número de imóveis positivos para o mosquito pelo total pesquisado – da nossa cidade está em 0,1%. Os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde determinam que índices de até 1% são considerados satisfatórios. O primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2015 apresentou Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,2%, ou seja, esse índice caiu 50% em relação ao ano passado.

“Este número é reflexo da intensificação nas ações de combate ao mosquito, não apenas por parte da Prefeitura de Teresina, como também da população, que está mais consciente e contribuindo com o trabalho”, destaca Francisco Pádua.

E as ações continuam neste sábado, 14 de maio, com mais quatro bairros sendo contemplados com a limpeza. Os bairros Nova Brasília (Norte), Santo Antônio (Sul), Cidade Leste (Leste) e Todos os Santos (Sudeste) são os contemplados dessa semana com a Faxina.

A ação consiste no recolhimento semanal de lixo com potencial de se tornar criadouro do Aedes aegypti. A população precisa ser parceira da atividade, colocando na calçada todo material que possa acumular água dentro das residências. Todo aquele lixo que a coleta domiciliar não recolhe. “A melhor forma de combater o mosquito é não deixar ele nascer. E a Faxina nos Bairros cumpre um papel significativo de engajamento popular para o combate desse mosquito", enfatiza o presidente da FMS.

fms Faxina nos Bairros

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/373/faxina-nos-bairros-recolheu-3-395-toneladas-de-lixo-em-18-edicoes