SAÚDE BUCAL

Teresina terá 35 novos consultórios odontológicos na rede pública de saúde

Mais de 775 mil foram investidos em equipamentos odontológicos na capital

Teresina terá 35 novos consultórios odontológicos na rede pública de saúde

Teresina contará ainda este ano com 35 consultórios odontológicos novos na Atenção Básica em Saúde. Os serviços públicos de saúde bucal da capital receberam investimento de R$ 775.843,00 mil do Ministério da Saúde, que serviram para aquisição de equipamentos odontológicos.

“Isso reflete na oferta de melhores condições de trabalho para os odontólogos, que, consequentemente, irão melhorar os serviços disponibilizados à população. A modernização dos equipamentos possibilitará um processo de trabalho por parte dos cirurgiões dentistas de maior excelência, o que garantirá a integralidade dos serviços pela reposição de equipamentos”, explica o gerente de Saúde Bucal da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Giovanni Telmo.

Cada consultório odontológico possui dois profissionais de saúde, um odontólogo e um auxiliar de saúde bucal, que fazem parte das Equipes de Estratégia Saúde da Família. Em Teresina, existem 239 equipes de saúde bucal. Os 35 consultórios odontológicos novos terão aparelhos como autoclaves; aparelho de profilaxia e ultrassom odontológico; fotopolimerizadores; amalgamadores em cápsulas; bomba à vácuo; compressores. Todos os consultórios terão quites completos de peça de mão.

Segundo o Ministério da Saúde, as equipes de saúde bucal que fazem parte da Estratégia Saúde da Família tem como objetivos realizarem diagnóstico com a finalidade de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal; realizarem os procedimentos clínicos da Atenção Básica em saúde bucal, incluindo atendimento das urgências e pequenas cirurgias ambulatoriais; realizarem a atenção integral em saúde bucal (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) individual e coletiva; encaminharem e orientarem usuários, quando necessário, a outros níveis de assistência, buscando sempre aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar.

saúde bucal fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/371/teresina-tera-35-novos-consultorios-odontologicos-na-rede-publica-de-saude