SEM FOCO DE MOSQUITO

Para diminuir focos do Aedes, “Faxina” continua em toda a cidade

A atividade acontece desde dezembro de 2015 e revela números positivos relacionados à infestação de mosquito

Para diminuir focos do Aedes, “Faxina” continua em toda a cidade

Mais quatro regiões de Teresina receberam hoje (7) a operação “Faxina nos Bairros”, que completou sua 18ª edição neste sábado. A ação tem como objetivo recolher o lixo com potencial de se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya. Os bairros Piçarra na zona Norte; Santa Cruz na zona Sul, Planalto Ininga na zona Leste e Dirceu I na zona Sudeste foram contemplados com a limpeza semanal que a Prefeitura realiza.  

Em 17 semanas de ação, já foram percorridas 68 regiões da cidade e recolhidas 3228 toneladas de lixo. A Prefeitura de Teresina pede à população que colabore com a faxina, uma vez que o combate ao Aedes aegypti depende principalmente de pequenas ações de limpeza que praticamos no dia a dia. “É preciso limpar os quintais e colocar na calçada todo aquele material que possa acumular água e ser possível criadouro do mosquito”, explica Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

“O mosquito vive dentro ou ao redor de casa ou de outras construções frequentadas por humanos. Ou seja, ele está sempre perto do homem. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, daí a importância de nos mantermos vigilantes e não permitirmos que o mosquito nasça”, afirma Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

A organização da “Faxina nos Bairros” é uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). A atividade acontece desde dezembro de 2015 e revelou números positivos relacionados ao Índice de Infestação Predial (IIP) – a relação entre o número de imóveis positivos para o mosquito pelo total pesquisado – de Teresina, que está em 0,1%. Os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde determinam que índices de até 1% são considerados satisfatórios.

 

Tags:
fms Faxina nos Bairros

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/366/para-diminuir-focos-do-aedes-faxina-continua-em-toda-a-cidade