LIMPEZA URBANA

PMT continua operação de limpeza com objetivo de diminuir casos de zika

Em 17 edições da Faxina nos Bairros já foram recolhidas 3228 toneladas de lixo de Teresina

A 18ª edição da operação “Faxina nos Bairros” acontece no próximo sábado (7) nas quatro zonas de Teresina. A ação tem como objetivo recolher o lixo com potencial de se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya. Em 17 semanas de ação, já foram percorridas 68 regiões da cidade e recolhidas 3228 toneladas de lixo.

Os bairros Piçarra na zona Norte; Santa Cruz na zona Sul, Planalto Ininga na zona Leste e Dirceu I na zona Sudeste serão contemplados com a limpeza da próxima edição da “faxina”. A Prefeitura de Teresina pede à população que colabore com a faxina, uma vez que o combate ao Aedes aegypti depende principalmente de pequenas ações de limpeza que praticamos no dia a dia. “É preciso limpar os quintais e colocar na calçada todo aquele material que possa acumular água e ser possível criadouro do mosquito”, explica Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

A organização da “Faxina nos Bairros” é uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). A atividade acontece desde dezembro de 2015 e revelou números positivos relacionados ao Índice de Infestação Predial (IIP) – a relação entre o número de imóveis positivos para o mosquito pelo total pesquisado – de Teresina, que está em 0,1%. Os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde determinam que índices de até 1% são considerados satisfatórios.

“O mosquito vive dentro ou ao redor de casa ou de outras construções frequentadas por humanos. Ou seja, ele está sempre perto do homem. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, daí a importância de nos mantermos vigilantes e não permitirmos que o mosquito nasça”, afirma Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

PERCURSO DA FAXINA DO DIA 07.03.16

Norte

Bairro: Piçarra

Ponto de Partida: Igreja São Raimundo

Percurso: Quadrante: Rua Santa Luzia, Rua Santa Catarina, Rua Jarbas Martins e Rua Anisio Brito.

Sul

Bairro: Santa Cruz

Ponto de Partida: Portão do Cemitério Santa Cruz

Percurso: Quadrante: Rua Odilon Nunes, Rua 11 de junho, Rua Vitor Andrade de Aguiar, Rua do Telégrafo.

Leste

Bairro: Planalto Ininga

Ponto de Partida: Escola Municipal Noé Fortes

Percurso: Quadrante: Avenida Kennedy, Rua Juiz João Almeida, Av. Homero Castelo Branco, Rua Ulisses Marques.

Sudeste

Bairro: Dirceu I

Ponto de Partida: Praça Cultural

Percurso: Quadrante: Av. José Francisco de Almeida Neto, Avenida Gibraltar, BR-343 (Avenida Joaquim Nelson)