DIA DAS MÃES

FMS realiza palestra em shopping para alertar prevenção ao câncer de mama

Evento é alusivo ao Dia das Mães

Em evento realizado em alusão ao Dia das Mães, profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, estarão nos dias 6 e 7 de maio, a partir das 17h, na praça de eventos do Teresina Shopping realizando palestra sobre o trabalho desenvolvido pela atenção básica em saúde referente ao combate ao câncer de colo de útero e mama.

“Vamos mostrar as ações desenvolvidas por nós da rede de saúde pública e demonstrar o potencial do sistema em relação à prevenção e combate ao câncer de colo de útero e mama. Queremos manter todas as teresinenses em alerta sobre a temática”, diz Mariano Neto, chefe do Núcleo de Saúde da Mulher da FMS.

As Unidades Básicas de Saúde da capital desenvolvem trabalhos de rastreamento do câncer de colo de útero e de mama. “As mulheres de 25 a 64 anos são convocadas pelas Equipes de Saúde da Família para que façam exames citopatológicos periódicos, mesmo se não tiverem nenhum tipo de queixa, para que qualquer tipo de diagnóstico seja feito o mais precoce possível”, explica Francisco Carlos Brito, gerente de Ações Programáticas da Fundação Municipal de Saúde. Ele enfatiza ainda que o rastreamento do câncer de mama também é feito na UBS.

“As mulheres de 50 a 69 anos precisam ser acompanhadas para que façam exames periódicos de mamografia bilateral. A UBS encaminha essas pacientes e marcam o exame via Gestor Saúde”, afirma Carlos Brito. Através de um estudo populacional a FMS traçou diretrizes para que cada Equipe de Saúde da Família de Teresina tenha metas a serem cumpridas em relação ao rastreamento do câncer de mama e de colo de útero. “Nós da FMS fiscalizamos se essas metas estão sendo alcançadas. Se não, nos digam o porquê para melhorarmos o serviço”, explica Carlos Brito.

Dia das mães câncer de mama

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/361/fms-realiza-palestra-em-shopping-para-alertar-prevencao-ao-cancer-de-mama