INFLUENZA

Prefeitura de Teresina realiza Dia D de vacinação contra a gripe

No Dia D 53 salas de vacina estarão funcionando em Teresina

“Vacine-se contra a gripe e viva com mais saúde”. Esse é o tema da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe), cujo dia D de mobilização acontece hoje (30), com 53 salas de vacinação em Teresina abertas até às 17h para imunizar os grupos prioritários. O prefeito Firmino Filho deu início às atividades da vacinação na Unidade Básica do bairro Saci, zona Sul da cidade.

Hoje no Dia D, além das salas de vacinas das Unidades de Saúde haverá também postos volantes em shoppings e supermercados da cidade para que o público-alvo possa garantir sua dose. Nos postos volantes em shoppings e supermercados, crianças não serão vacinadas, pois são seguidos protocolos que exigem a não exposição de crianças. Mas, as unidades de saúde receberão e acolherão todas essas crianças.

“Nossa meta na capital é vacinar 173.058 pessoas contra Influenza. Todos as salas de vacina de Teresina estão abastecidas para que possamos garantir a imunização dos grupos prioritários para a vacina, ou seja, os mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Portanto, a Fundação Municipal de Saúde está trabalhando para garantir que todas as pessoas prioritárias para a vacina sejam imunizadas”, disse o prefeito Firmino Filho.

Devem tomar a vacina pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

A vacinação segue até o dia 20 de maio. Em Teresina, 102 salas de vacina de Unidades Básicas de Saúde e hospitais estarão imunizando contra a Inlfuenza. Nas Unidades Básicas de Saúde a vacinação acontece de segunda à sexta, de 8h às 17h. Já nos hospitais, as salas de vacinação funcionam de segunda a sexta e também aos sábados e domingos.

“A vacinação é uma medida efetiva para a prevenção das complicações trazidas pela influenza. A vacina é muito segura e é fundamental para evitar internações, além de reduzir em até 75% o número de óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Existem evidências de que a vacinação reduz em pelo menos dois dias o tempo de hospitalização, um benefício substancial tanto do ponto de vista individual, como para a sociedade”, afirmou Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

O aposentado Jose Luís, de 69 anos, chegou cedo na Unidade Básica do Saci para garantir logo sua dose da vacina. “Estou logo me vacinando nos primeiros dias da campanha para ficar livre da gripe. Todos os anos me vacino e tenho garantido minha saúde e evitado a doença”, disse.

As doses da vacina são compostas pelos antígenos contra os três vírus mais comuns, que são os causadores de gripe A (H1N1 e H3N2) e B. “Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção”, destacou Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. “A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de maio e agosto” completou a diretora.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/354/prefeitura-de-teresina-realiza-dia-d-de-vacinacao-contra-a-gripe