PICs

Práticas complementares em saúde é tema de atividade em Teresina

A abertura será na segunda-feira (02), na Unidade Básica de Saúde do Poty Velho, a partir das 8h da manhã.

Os cuidados em saúde nos dias de hoje vão além da medicina convencional e englobam a promoção e prevenção de várias formas. Pensando nisso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a ONG Instituto Maria dos Prazeres e outras instituições, realiza entre os dias 02 e 06 de maio a 1ª Semana Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Teresina. A abertura será  na segunda-feira (02), na Unidade Básica de Saúde do Poty Velho, a partir das 8h da manhã.

A semana está sendo realizada em todo o país em comemoração aos 10 anos da incorporação de Política de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) ao Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é tornar conhecidas as terapias e abordagens, bem como mobilizar os usuários de serviços e gestores para implementar, ampliar e favorecer a humanização e a melhoria de cuidado em saúde. “Profissionais de saúde e movimentos sociais lutaram muito para a implementação desta política na saúde pública brasileira”, conta Nancy Loiola, enfermeira da UBS Poty Velho.

As PICs contemplam sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, que envolvem abordagens para estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras. “A ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade”, diz Nancy Loiola.

Outros pontos compartilhados pelas diversas abordagens abrangidas nesse campo são a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. As PICs englobam práticas como a acupuntura, massagens, tai chi chuan, termalismo, terapia comunitária, yoga, dentre outras.

A programação conta com rodas de terapia comunitária e prática de massagens, yoga, acupuntura, taichi, biodança, entre outras atividades de medicina alternativa. Serão também promovidas oficinas de plantas medicinais, além do preparo e manejo de Lambedouros. No dia 04, o HUT sediará um seminário para a discussão da adoção das PICs em Teresina, e no dia 06 o tema será pauta de uma discussão na Câmara dos Vereadores.

PROGRAMAÇÃO – SEMANA NACIONAL DE PICs TERESINA

DIA 02 DE MAIO DE 2016

Manhã

08 hs - Abertura da Semana de comemoração dos 10 anos da PNPIC em Teresina (UBS do Poty Velho);

08h40min- Roda de Terapia Comunitária Integrativa;

10h00min- Yoga (Laís Sá- Escola de Yoga de Teresina)

11h00min- Auriculoterapia- Enfa- Sandra de Guadalupe Mousinho;

Massagens Corporais: ACS Socorro Sousa

Tarde

14h00min- Oficina de Plantas Medicinais- Prof Michelle Vicente Torres- RMFSF/UESPI;

Preparo e manejo de Lambedouro: usuária da UBS 05- Maria da Conceição Santos Marreiros

DIA 03 DE MAIO DE 2016

Práticas Integrativas no Centro de Teresina- antiga Câmara dos Vereadores – Rua Climatizada

Manhã

8h - Tai Chi (Barbosa Ocimar)

10h Roda de Terapia Comunitária Integrativa (IMAP);

Tarde

14h – Oficina de Plantas Medicinais

15h - Biodança (Ismênia Reis – Escola de Biodança do Piauí)

16h - Yoga (Laís Sá – Escola de Yoga de Teresina)

DIA 04 DE MAIO DE 2016 - AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE

Manhã

8h às 12h - Seminário sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Teresina

Local: Auditório do HUT

DIA 05 DE MAIO DE 2016

Manhã de práticas integrativas no centro de Teresina (antiga Câmara dos Vereadores)- Rua Climatizada

Manhã

8h - Tai Chi (Barbosa Ocimar)

10h - Roda de Terapia Comunitária Integrativa (IMAP);

Tarde - Centro

14h – Oficina de Plantas Medicinais

15h - Biodança (Ismênia Reis – Escola de Biodança do Piauí)

16h – Yoga (Laís Sá – Escola de Yoga de Teresina)

Tarde: UBS POTY VELHO

14h - Lia Gong- Profa Michelle Vicente Torres – RMSF-UESPI

14h50min -  Eutonia-  Profa Andrea Conceição Lima- RMSF-UESPI

DIA 06 DE MAIO

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA NOVA CÂMARA DOS VEREADORES

19h - Workshop Hipnose Clínica

Av. Nossa Senhora de Fátima, Nº 1557(Edifício Monsenhor Chaves), Sala 106.

Ao lado da livraria Anchieta.

pics ubs fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/353/praticas-complementares-em-saude-e-tema-de-atividade-em-teresina