COMBATE AO MOSQUITO

Faxina nos bairros chega à 17ª edição com mais de 3mil toneladas de lixo recolhidas

A 17ª edição da operação “Faxina nos Bairros” acontece no próximo sábado (30) nas zonas urbana e rural de Teresina. A ação tem como objetivo recolher o lixo com potencial de se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya.

Em 16 semanas de ação, já foram percorridas 64 regiões da cidade e recolhidas 3073 toneladas de lixo. Na próxima faxina, serão contemplados os bairros Poti velho I (no Polo Cerâmico) na zona Norte; Vila Carolina Silva, na zona Sul, Vila Meio Norte na zona Leste e Renascença I na zona Sudeste. A organização é realizada em parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs).

“Na semana que antecede a faxina, os agentes de saúde e endemias visitam as casas avisando a população para reunir todo o lixo que pode se tornar criadouro do mosquito, inclusive aqueles de grande porte como sofás velhos e outros que a coleta domiciliar não recolhe”, explica o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Francisco Pádua. “No sábado, o caminhão da SDU percorre as ruas recolhendo todo este lixo doméstico”, completa ele.

A Prefeitura de Teresina pede à população que colabore com a faxina, uma vez que o combate ao Aedes aegypti depende principalmente de pequenas ações de limpeza que praticamos no dia a dia. “O mosquito vive dentro ou ao redor de casa ou de outras construções frequentadas por humanos. Ou seja, ele está sempre perto do homem. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, daí a importância de nos mantermos vigilantes e não permitirmos que o mosquito nasça”, afirma Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Ela ainda informa que se precisam limpar as bandejas externas do ar-condicionado; esvaziar garrafas, latas e baldes e guardá-los com o gargalo para baixo em local coberto; lavar semanalmente, com bucha, sabão e água corrente, os vasilhames de alimentação de animais; lavar semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água; encher os pratinhos das plantas com areia até a borda e não deixar água acumulada sobre a laje.

Rotas Faxina nos Bairros – 30 de abril de 2016

Zona Rural: Boa Hora

Norte

Bairro: Poti Velho I (Polo  Cerâmico)

Ponto de Concentração: Em frente ao Pólo Cerâmico

Percurso: Rua Des. Flávio Furtado, Rua Cedro, Alameda Domingos Jorge Velho, Rua Mário Augusto Freitas, Rua Vitorino, Rua Juscelino de Sousa Lima.

Sul

Bairro: Vila Carolina Silva

Ponto de Concentração: Praça São Francisco (esquina da av. Ulisses Guimarães com rua 11 de junho)

Percurso: Perímetro: Avenida Ulisses Guimarães, Rua 11, Rua 13, Rua 11 de Junho

Leste

Bairro: Vila Meio Norte

Ponto de Concentração: Posto de Saúde da Avenida Santa Teresinha

Percurso: Quadrante: Rua João de Barros, Av. Caçapava, Rua Montanha, Rua Flora Verde.

Sudeste

Bairro: Renascença I

Ponto de Concentração: Praça do Renascença I (Praça da igreja católica Nossa Senhora Conceição de Aparecida).

Percurso: Quadrante: Av. Noé Mendes, Avenida Evirtônio Teodoro, Rua Dr. Egídio Mota, Rua Desembargador Antônio Santana.

fms aedes aegypti zika dengue chikungunya

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/352/faxina-nos-bairros-chega-a-17-edicao-com-mais-de-3mil-toneladas-de-lixo-recolhidas