Capacitação contra dengue, zika e chikungunya acontece amanhã (26) na FMS

O curso tem por objetivo tornar pessoas aptas para a realização de palestras e outras atividades educativa sobre o Aedes aegypti

Acontece amanhã (26) a nona edição da capacitação para controle e prevenção da zika, dengue e chikungunya. O curso, que ocorre a partir das 8h no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS), tem por objetivo tornar pessoas aptas para a realização de palestras e outras atividades educativa sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor das doenças.

A atividade, promovida pela FMS em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) já capacitou 1.170 pessoas no combate às doenças. “A ideia surgiu quando a gente percebeu o interesse da população pela quantidade de solicitações para palestras e ações educativas sobre o assunto”, explica Júlia Rocha, do Núcleo de Educação em Saúde (NESC) da FMS. “Decidimos então organizar esta capacitação para que a própria população se torne multiplicadora do conhecimento e esteja apta a repassar em seus locais de trabalho e convívio”, completa.

Serão capacitados amanhã os 15 participantes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). “Além deles, teremos representantes de redes de supermercado, hospitais, escolas e Advocacia Geral da União, totalizando 30 pessoas”, afirma Júlia Rocha.

A coordenadora avisa ainda que serão realizadas mais três capacitações, nos dias 03, 11 e 24 e maio. Interessados em participar podem se inscrever no NESC, que fica na sede da FMS, ou pelo emailnesc.fms@gmail.com, por meio de preenchimento da ficha de inscrição.Qualquer pessoa que deseja atuar em sua comunidade ou local de trabalho disseminando conhecimentos sobre dengue, zika e chikungunya, pode participar.

O curso tem carga horária de oito horas, sendo quatro horas de aula teórica e quatro horas de aula prática para cada turma. A parte teórica é ministrada por uma médica, Amariles Borba, dois infectologistas, Amparo Salmito e Kelsen Eulálio, um neurologista, Marcelo Adriano Vieira, uma educadora em saúde, Raimunda Nonato e uma bióloga, Júlia Mesquita Rocha.

Já a parte prática do curso é operacionalizada pela médica veterinária e gerente de Zoonoses, Oriana Bezerra. Na parte prática os participantes vivenciam as ações de prevenção e controle ao Aedes aegypti.

dengue zika chikungunya aedes aegypti

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/348/capacitacao-contra-dengue-zika-e-chikungunya-acontece-amanha-26-na-fms