LIMPEZA

Faxina nos Bairros chega a sua 16ª edição de combate ao Aedes aegypti

Ação da prefeitura vem gerando resultados positivos na prevenção às doenças

Faxina nos Bairros chega a sua 16ª edição de combate ao Aedes aegypti

Uma das estratégias utilizadas pela Prefeitura de Teresina para diminuição do número de casos de dengue, zika e chikungunya na capital é a operação “Faxina nos Bairros” que chegou à sua 16ª edição hoje (23). Um total de 2.887 toneladas de lixo já foram retirados de 64 bairros da cidade, além de localidades da zona rural. A atividade visa recolhimento semanal de material com potencial de se tornar criadouro do Aedes aegypti.

O prefeito Firmino Filho esteve acompanhando de perto os trabalhos das equipes de saúde e de limpeza na zona Sul, no bairro Redenção e na Vila Jerusalém. “Todos permanecemos em alerta para combatermos juntos o mosquito causador da zika. Equipes de saúde, de limpeza e, principalmente a população, que vem nos apoiando cada vez mais”, disse.

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, vive dentro ou ao redor de casa ou de outras construções frequentadas por humanos. Ou seja, ele está sempre perto do homem. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. “A Faxina nos Bairros é um projeto muito bom e de grande parceira entre Fundação Municipal de Saúde e Superintendências de Desenvolvimento Urbano, pois nós realmente estamos conseguindo levar a mensagem à população e sensibiliza-la a se engajarem na luta contra o mosquito. Toda a população está nos ajudando muito”, enfatizou Cleto Baratta, superintendente da SDU Sul.

Hoje, sábado, cinco regiões de Teresina foram percorridas para busca de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Bairro São João, zona Leste, Vila Firmino Filho, zona Norte, Beira Rio, zona Sudeste, Redenção e Vila Jerusalém, zona Sul e Cacimba Velha, zona rural. A ação de limpeza é operacionalizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU’s) e Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR). “A população é nossa parceira na atividade. Esse meses de abril e maio estaremos intensificando nosso trabalho, pois são os meses que, historicamente, existe um aumento do número de casos de dengue em todo o país”, afirmou Fátima Sousa, diretora da Regional Sul de Saúde.

Para se proliferar o Aedes aegypti precisa de fatores propícios, como local com água limpa e parada, sombra e superfície onde o mosquito fêmea possa colocar os ovos. “Para evitar criadouros de mosquito alguns cuidados são necessários, como cobrir caixas d’água, cisternas, poços, tonéis e barris; manter calhas limpas; vedar com cimento os muros que podem acumular água; colocar no lixo objetos não utilizados que possam acumular água; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada; não deixar pneus expostos ao tempo, nunca permitindo acúmulo de água dentro deles; usar cloro em piscinas, limpar com frequência e cobrir quando não estiverem em uso”, alertou Francisco Pádua, presidente da FMS.

• Faxina nos Bairros 23 de abril de 2016: Redenção e Vila Jerusalém
Faxina nos Bairros SDU fms Firmino Filho

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/346/faxina-nos-bairros-chega-a-sua-16-edicao-de-combate-ao-aedes-aegypti