REFORMA

Reforma da UBS Francisca Trindade beneficia 20 mil pessoas no bairro Água Mineral

A reforma, que custou R$ 331.250,69, reestruturou toda a unidade

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), entregou hoje a 18ª Unidade Básica de Saúde reformada e ampliada desde o início da gestão do prefeito Firmino Filho. É a UBS Deputada Francisca da Chagas da Trindade, na Água Mineral.

A obra vem beneficiar aproximadamente 20 mil pessoas dos bairros Água Mineral, Risoleta Neves e Vila Cermapi. “Esta é mais uma etapa da maior onda de investimento em saúde visto por esta cidade”, disse Firmino Filho. “Apenas nesta gestão, foram entregues 30 obras em atenção básica, sendo 18 reformas de UBS e 12 novas. E ainda temos novas entregas agendadas, totalizando 41 até o fim de junho, fora as obras na atenção secundária, como a entrega de UPAs e hospitais”, contabilizou o prefeito.

A UBS Francisca Trindade conta com quatro equipes Estratégia Saúde da Família (duas pela manhã e duas pela tarde), compostas por médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Durante a sua reforma, o atendimento não foi interrompido, e agora será otimizado com a nova estrutura. “Tá tudo muito bom, a gente já tá vendo o bom atendimento e sabemos que vai ficar ainda melhor”, disse a dona de casa Deusa Mota Santos, que havia passado por atendimento médico.

A reforma, que custou R$ 331.250,69, reestruturou toda a unidade. Foram construídos dois novos consultórios, totalizando seis (dois consultórios médicos, dois odontológicos e dois de enfermagem), além de um espaço coberto para atividades com idosos e crianças, salas de vacina e aerossol, auditório, uma nova farmácia, dois banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, um escovódromo e uma casa de resíduos. Além disso, foi trocada a pavimentação da calçada, o piso e o telhado, implantado um novo revestimento de azulejo e pintada.

O presidente da FMS, Francisco Pádua, reitera a informação. “Esta reforma e ampliação permitirá um tratamento de qualidade para usuários e profissionais, resultando num atendimento ainda mais humanizado, como o povo de Teresina merece”, apontou ele.

A Unidade foi nomeada em homenagem à deputada Francisca das Chagas da Trindade. Estudante de Filosofia e Teologia junto à Universidade Federal do Piauí, iniciou sua atuação política nos movimentos de juventude da Igreja Católica no bairro da Água Mineral em Teresina. Foi presidente da Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários (FAMCC) no período 1992/1994 e eleita primeira suplente de vereador em Teresina em 1992, sendo que sua efetivação ocorreu em 1994. Foi também deputada estadual e federal, cargo no qual estabeleceu o recorde de 165.190 sufrágios, sendo a parlamentar mais votada da história do Piauí.

fms ubs reforma

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/344/reforma-da-ubs-francisca-trindade-beneficia-20-mil-pessoas-no-bairro-agua-mineral