REFORMA

Reforma da UBS do bairro Água Mineral será entregue amanhã (18)

Aproximadamente 20 mil pessoas é o número de beneficiados pela UBS

Aproximadamente 20 mil pessoas é o número de beneficiados pela Unidade Básica de Saúde Deputada Francisca da Chagas da Trindade, que fica no bairro Água Mineral. O local passou por uma reforma e ampliação e será entregue à comunidade amanhã (19), a partir do meio-dia.

A Unidade, que é gerida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), atende à população dos bairros Água Mineral, Risoleta Neves e Vila Cermapi. Atendem no local quatro equipes Estratégia Saúde da Família – duas pela manhã e duas pela tarde – compostas por médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Segundo o presidente da FMS, Francisco Pádua, a unidade foi reformada e ampliada para garantir conforto aos usuários e melhores condições de trabalho aos profissionais que trabalham nela. “Estamos entregando uma estrutura moderna, dentro dos parâmetros do Ministério da Saúde, com acessibilidade e suporte ao sistema informatizado do E-SUS, o que traz agilidade ao atendimento”, conta ele.

A reforma, que custou R$ 331.250,69, reestruturou toda a unidade. Foram construídos dois novos consultórios, totalizando seis (dois consultórios médicos, dois odontológicos e dois de enfermagem), além de um espaço coberto para atividades com idosos e crianças, salas de vacina e aerossol, auditório, uma nova farmácia, dois banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, um escovódromo e uma casa de resíduos. Além disso, foi trocada a pavimentação da calçada, o piso e o telhado, implantado um novo revestimento de azulejo e pintada.

A Unidade foi nomeada em homenagem à deputada Francisca das Chagas da Trindade. Estudante de Filosofia e Teologia junto à Universidade Federal do Piauí, iniciou sua atuação política nos movimentos de juventude da Igreja Católica no bairro da Água Mineral em Teresina. Foi presidente da Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários (FAMCC) no período 1992/1994 e eleita primeira suplente de vereador em Teresina em 1992, sendo que sua efetivação ocorreu em 1994. Foi também deputada estadual e federal, cargo no qual estabeleceu o recorde de 165.190 sufrágios, a parlamentar mais votada da história do Piauí.

Esta será a 30ª obra em atenção básica a ser entregue pela Prefeitura de Teresina durante a gestão do prefeito Firmino Filho. “A população recebeu 11 novas unidades e outras 18 totalmente reformadas”, afirma Francisco Pádua. E no dia 27 de abril, será a inauguração da UBS do Loteamento Alto Bonito, na zona Sul da capital. Além dela, a FMS está com 44 obras em andamento, que serão entregues em breve.

ubs reforma

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/342/reforma-da-ubs-do-bairro-agua-mineral-sera-entregue-amanha-18