PMAQ

Equipes PMAQ são capacitadas para o preenchimento de autoavaliação eletrônica

Com a plataforma, será possível melhorar o monitoramento das informações

Equipes PMAQ são capacitadas para o preenchimento de autoavaliação eletrônica

Na manhã de hoje (15), os apoiadores institucionais das regiões contempladas pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) foram capacitados para o uso da versão eletrônica do AMAQ, que é o processo de autoavaliação dos profissionais do programa.

Na autoavaliação, o profissional recebe uma série de perguntas sobre seu trabalho e deve respondê-las dando notas de 0 a 10 – sendo a última a mais próxima do padrão determinado pelo Ministério da Saúde. “Esta é a primeira vez que eles preencherão a AMAQ por meio eletrônico, em substituição ao preenchimento de fichas de papel”, explica Ayla Calixto, gerente de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS). “Por esta plataforma, será possível melhorar o monitoramento das informações e garantir um atendimento aprimorado para a população, com base na correção dos erros observados pela avaliação”, afirma ela.

A avaliação anual é realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com instituições de ensino e pesquisa. Em Teresina, ela é composta por três partes: instrumentos autoavaliativos - o que corresponde 10% da avaliação; desempenho em resultados do monitoramento dos 24 indicadores de saúde firmados no momento da adesão do Programa - responsável por 20% da avaliação; e desempenho nos padrões de qualidade verificados in loco por avaliadores externos, que corresponde a 70% da nota de avaliação.

O resultado também é tomado como base para a elaboração de uma matriz de intervenção, em que eles sugerem soluções para as dificuldades enfrentadas e melhorias para seu trabalho na atenção básica. O resultado da avaliação também traz um acréscimo a gratificação paga a esses servidores, que já recebem 20% a mais do recurso total designado a cada equipe pela participação no PMAQ. Quem for avaliado com resultado Bom amplia a gratificação de 20% para 60%; com o desempenho ótimo, a gratificação passa de 20% para 100%.

O objetivo do PMAQ, que foi implantado em Teresina há dois anos, é ampliar o acesso e a qualidade do atendimento na atenção básica, atrelando um incentivo financeiro para os municípios que aderirem ao programa e que cumprirem os padrões de qualidade pactuados.

A capital participa do PMAQ com 15 equipes de Saúde da Família, 15 equipes de Saúde Bucal e 3 do NASF, Núcleo de Apoio ao Saúde da Família. A adesão ao PMAQ é voluntária, ficando a critério de cada equipe participar ou não.

pmaq

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/338/equipes-pmaq-sao-capacitadas-para-o-preenchimento-de-autoavaliacao-eletronica