LIMPEZA CONTRA O AEDES

Faxina nos Bairros chega a sua 15ª edição em Teresina

Operação de limpeza já retirou 2.705 toneladas de lixo da cidade

Faxina nos Bairros chega a sua 15ª edição em Teresina

A operação “Faxina nos Bairros” chega à sua 15ª edição neste sábado (16), visitando mais quatro regiões de Teresina para busca de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. O ponto de partida, às 8h, será na Escola Municipal Padre Ângelo Imperiali, bairro Santa Lia, zona Leste da cidade, onde estará também o Caminhão Verde, com distribuição gratuita de plantas.

Os locais Vila Mocambinho I, zona Norte, Cidade Nova, zona Sul e Tancredo Neves, zona Sudeste também serão faxinados este sábado. Em 14 edições, a Faxina nos Bairros já recolheu 2.705 toneladas de lixo em cerca de 60 áreas da zona urbana e rural. A ação de limpeza é operacionalizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU’s) e Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR).

A ação consiste no recolhimento semanal de lixo com potencial de se tornar criadouro do Aedes aegypti. A população precisa ser parceira da atividade, colocando na calçada todo material que possa acumular água dentro das residências. Todo aquele lixo que a coleta domiciliar não recolhe. “A melhor forma de combater o mosquito é não deixar ele nascer. E a faxina nos bairros cumpre um papel significativo de engajamento popular para o combate desse ser", afirma Francisco Pádua, , presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Um total de 500 mudas de plantas nativas e frutíferas será distribuído pela equipe de Arborização da Prefeitura de Teresina gratuitamente no bairro Santa Lia, durante a Faxina nos Bairros. “É uma oportunidade para as pessoas além de manterem suas casas livres do mosquito Aedes aegypti, contribuirem com a arborização da cidade”, explica Francisco Pádua.

Roteiro da Faxina nos Bairros – 16 de abril de 2016

Norte

Bairro: Vila Mocambinho I

Ponto de Concentração: Av. Perfeito Freitas Neto, entre a Rua Nilo Angeline e Rua Pedro Freitas