VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

FMS orienta sobre doenças que garantem direito à vacinação contra gripe

A FMS começará a vacinar os grupos prioritários da população contra a gripe a partir do dia 30 de abril

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina começará a vacinar os grupos prioritários da população contra a gripe a partir do dia 30 de abril, Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Segundo Informe Técnico do Ministério da Saúde, os grupos prioritários que precisam receber a dose da vacina são profissionais de saúde, crianças de 6 meses a 5 anos, maiores de 60 anos, grávidas em qualquer idade gestacional, puérperas, população privada de liberdade, funcionários de sistemas prisionais e pessoas com doenças crônicas.

“Pessoas com doença respiratória crônica, com doença cardíaca crônica, com doença renal, doença hepática, neurológica, diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos, pessoas com Imunossupressão, com obesidade grau III, transplantados, pessoas com Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras trissomias precisam ser vacinadas mediante comprovação médica”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.
O Ministério da Saúde preconiza que pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade sejam vacinadas. A vacinação deste grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. Veja relação completa das categorias de risco clínico com indicação da vacina influenza.

Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos que estão cadastrados para receberem a vacina. Caso no local de atendimento onde são atendidos regularmente não tenha um posto de vacinação, devem buscar a prescrição médica na próxima consulta que estiver agendada, visando garantir esse documento com antecedência, para evitar filas no período da vacinação.

Amanhã, 15 de abril, já começam a serem vacinados os profissionais de saúde da capital. Serão vacinados, somente na rede pública, 1.728 servidores. “Serão vacinados aqueles profissionais que possuem cadastro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Vamos enviar somente a quantidade necessária para vacinar os profissionais de cada local. Começaremos vacinando os profissionais de saúde, pois é a parcela da população que precisa estar bem para cuidar das outras parcelas da população”, informa Amariles Borba.
A campanha de vacinação contra a Influenza vai de 30 de abril a 20 de maio. A imunização serve contra o vírus Influeza A H1N1, o vírus Influenza A H3N2 e o vírus Influenza B. A FMS de Teresina tem como meta, preconizada pelo Ministério da Saúde, vacinar 173.058 pessoas contra Influenza. Sendo 20.894 crianças de 6 meses a 2 anos, 35.401 crianças de 2 a 4 anos, 13.402 trabalhadores de saúde, 10.447 gestantes, 1.717 puérperas, 70.481 idosos, 20.716 pessoas com comorbidades.

fms vacinação influenza H1N1 h3n2 b

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/336/fms-orienta-sobre-doencas-que-garantem-direito-a-vacinacao-contra-gripe