OUTUBRO ROSA

UBS do Monte Castelo promove dia D de combate ao câncer de mama

A atividade acontece das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30.

Durante o mês de outubro, a saúde municipal está mobilizada em ações educativas para a prevenção do câncer de mama, como parte da campanha Outubro Rosa. Por isso, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tânia Melo promove nesta quinta-feira (17) um dia D de atividades e serviços alusivos ao tema para a comunidade do bairro Monte Castelo, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30.

A ação é uma parceria entre a UBS, o Polo de Academia da Saúde e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), geridos pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), com a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). “Ocuparemos os espaços da UBS e do Polo de academia oferecendo serviços como verificação de pressão arterial e glicemia, exame de citologia e entrega de requisição de exames de mamografia”, conta a educadora física Francisca Islândia. “Além disso, teremos uma tenda da autoestima, com orientações que serão dadas pela equipe de serviço social e psicologia do NASF”, diz.

A partir das 9h da manhã, será oferecido serviço gratuito de corte e escova de cabelo, em parceria com o Instituto Embelleze. A programação fecha com uma palestra informativa sobre o câncer de mama, que será ministrada pela equipe da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Teresina, às 16h30 da tarde.

O outubro Rosa nasceu na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – DIA 17/10

OUTUBRO ROSA - MONTE CASTELO

8h – Verificação de PA e glicemia (Local: UBS); Citologia (Local: UBS); Solicitação de mamografias (Local: UBS)

9h – Tenda da autoestima (Local: Academia da Saúde); Sessão de beleza (corte e escova) (Local: Academia da Saúde)