PESQUISA

Polo de academia recebe visita de pesquisadoras de Santa Catarina

A academia foi selecionada entre mais de 1700 inscrições para participar de pesquisa

Polo de academia recebe visita de pesquisadoras de Santa Catarina

Teresina está recebendo hoje (11) a visita das pesquisadoras Paula Fabricio Sandreschi e Sofia Wolker Manta, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Elas estão visitando o Polo Academia de Saúde do bairro Monte Castelo, para conferir as práticas exitosas desenvolvidas no local. A academia foi selecionada entre mais de 1700 inscrições para participar da pesquisa “Saúde a Partir de Atividades Físicas Exitosas” (SAFE), desenvolvida pela UFSC em parceria com o Ministério da Saúde.

“A nossa pesquisa tem o intuito de criar recomendações para a prática de educação física na Atenção Básica em Saúde. Estamos buscando na prática o que está acontecendo atualmente e os elementos positivos locais para criar as recomendações e espalhar pelo resto do Brasil”, explica a pesquisadora Paula Sandreschi. Inicialmente, foi criado um questionário online, que permitiu a seleção de 88 municípios com as práticas consideradas mais exitosas. “Alguns exemplos de indicadores que utilizamos foram: melhor planejamento, um alcance grande da população, atendimento de um número grande de pessoas, continuidade ao longo das mudanças de gestão, entre outros”, esclarece a pesquisadora.

O passo seguinte foi a seleção de 10 municípios que receberiam a visita in loco da equipe, entre eles Teresina. As pesquisadoras fizeram entrevistas com os atores envolvidos no trabalho do Polo de Academia do Monte Castelo, incluindo a facilitadora da prática – a educadora física Francisca Islândia -, a equipe de profissionais de saúde que participam de seu planejamento e execução, a gestão e usuários da prática. “No caso do Monte Castelo, a gente entendeu que a equipe multiprofissional é muito articulada e isso seria um grande ponto forte dessa prática, porque um ajuda o outro e estão todos engajados em promover atividade física pra população. O apoio da gestão também é muito importante, e a profissional que está á frente também é muito engajada e competente, e isso também é muito importante para que a prática tenha sucesso”, avalia a Paula Sandreschi.

“Para nós, essa visita representa o reconhecimento das atividades desenvolvidas no polo, que incluem a prática de atividades físicas orientadas, práticas integrativas e complementares, como a auriculoterapia, e atividades de educação em saúde”, afirma a educadora física Franscisca Islândia, facilitadora e responsável pelo trabalho no Polo de Academia do Monte Castelo.

Ainda segundo as pesquisadoras, o próximo passo é reunir os pontos positivos observados e criar recomendações das práticas de atividade física para implantação em outros lugares do país. “Vamos aplicar em outros locais para ver se são factíveis e possíveis, alterar o que for necessário e realizar a publicação, que vai ser difundida em nível nacional”, diz Paula Sandreschi.

Polos de Academia

Atualmente Teresina possui oito polos de academia da saúde, nas UBS dos bairros Monte Castelo, Angelim, Vamos Ver o Sol, Santa Izabel, Planalto Uruguai, Monte Verde, Parque Wall Ferraz e Alto da Ressurreição. Entre os meses de janeiro e junho de 2019, foram realizados 13.343 atendimentos nos polos, que mantêm 32 grupos fixos de usuários adultos e idosos.

Os polos de academia funcionam de segunda à sexta, sendo seis pela manhã e dois nos turnos manhã e tarde. São ofertadas diversas práticas corporais nestes locais, como ginástica localizada, aeróbica, acrobática, dança, treino de força, capoeira, judô, exercícios funcionais, alongamento, caminhada orientada e recreação, além de práticas integrativas complementares como ioga, auriculoterapia, terapia comunitária, reiki e práticas de cuidado com o uso de plantas medicinais.

Além disso, são desenvolvidas nos polos várias ações de educação em saúde, envolvendo promoção de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; orientação para a prática de atividade física e fatores de riscos para doenças crônicas, além de articulações com diversos segmentos da saúde, educação, lazer e assistência social para realização de atividades pontuais ou eventos de datas comemorativas.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2895/polo-de-academia-recebe-visita-de-pesquisadoras-de-santa-catarina