EXPERIÊNCIA EXITOSA

Polo de Academia da FMS é selecionado para pesquisa nacional em saúde

A pesquisa SAFE visa investigar as ações exitosas de atividades físicas realizadas na Atenção Básica do Brasil.

O Polo de Academia da Saúde do Monte Castelo, gerido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), foi selecionado para participar da pesquisa “Saúde a Partir de Atividades Físicas Exitosas” (SAFE), realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Ministério da Saúde. Amanhã (10) e sexta-feira (11), a academia receberá a visita de pesquisadores que irão conferir in loco as ações exitosas desenvolvidas no local.

A pesquisa SAFE visa investigar as ações exitosas de atividades físicas realizadas na Atenção Básica do Brasil. “A experiência de Teresina foi uma das selecionadas entre mais de 1.500 práticas cadastradas de todo o Brasil, por demonstrar ser satisfatória do ponto de vista organizacional e apresentar-se entre as potencialmente mais exitosas do Brasil”, afirma Francisco Pádua, diretor de Atenção Básica da FMS.

Durante a visita, os pesquisadores realizarão entrevistas com os atores envolvidos no trabalho do Polo de Academia do Monte Castelo, incluindo a facilitadora da prática, a equipe de profissionais de saúde que participam de seu planejamento e execução, com a gestão e usuários da prática. “O objetivo das entrevistas é compreender por completo o funcionamento da prática, as percepções dos profissionais envolvidos, bem como aspectos relacionados à tomada de decisão da gestão municipal para promoção da atividade física da população”, explica Francisco Pádua. Além disso, a equipe SAFE acompanhará uma sessão da prática de atividades físicas relatada.

"Para o Polo de Academia da Saúde do Monte Castelo, e para o programa Academia da Saúde na cidade de Teresina, em geral, esta visita representa o reconhecimento das atividades ali desenvolvidas, as quais incluem prática de atividades físicas orientadas, práticas integrativas e complementares e atividades de educação em saúde", afirma a educadora física e facilitadora Francisca Islândia. "É importante ressaltar que esse trabalho mostra como a integração das diferentes ferramentas de trabalho em saúde está rendendo bons resultados na qualidade de vida da população de Teresina”, disse ela. O trabalho no Polo de Academia do Monte Castelo é resultado da parceria com as equipes de Estratégia Saúde da Família, Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da UESPI.

Atualmente Teresina possui oito polos de academia da saúde, nas UBS dos bairros Monte Castelo, Angelim, Vamos Ver o Sol, Santa Izabel, Planalto Uruguai, Monte Verde, Parque Wall Ferraz e Alto da Ressurreição. Entre os meses de janeiro e junho de 2019, foram realizados 13.343 atendimentos nos polos, que mantêm 32 grupos fixos de usuários adultos e idosos.

Os polos de academia funcionam de segunda à sexta, sendo seis pela manhã e dois nos turnos manhã e tarde. São ofertadas diversas práticas corporais nestes locais, como ginástica localizada, aeróbica, acrobática, dança, treino de força, capoeira, judô, exercícios funcionais, alongamento, caminhada orientada e recreação, além de práticas integrativas complementares como ioga, auriculoterapia, terapia comunitária, reiki e práticas de cuidado com o uso de plantas medicinais.

Além disso, são desenvolvidas nos polos várias ações de educação em saúde, envolvendo promoção de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; orientação para a prática de atividade física e fatores de riscos para doenças crônicas, além de articulações com diversos segmentos da saúde, educação, lazer e assistência social para realização de atividades pontuais ou eventos de datas comemorativas.

Visita de pesquisadores da UFSC - Cronograma

10 de outubro (quinta-feira)

9h Entrevista com equipes ESF/RMSF/NASF (PAS Monte Castelo)

10h30 Entrevista com profissional de educação física (PAS Monte Castelo)

12h Intervalo

15h Observação das práticas de atividade física (PAS Monte Castelo)

16h Entrevista com usuários do PAS (PAS Monte Castelo)

11 de outubro (sexta-feira)

8h Entrevista com diretor de atenção básica (FMS)

10h Apresentação dos resultados primários da pesquisa SAFE (FMS)

12h Intervalo

14h30 Reconhecimento da UBS (PAS Monte Castelo)

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2890/polo-de-academia-da-fms-e-selecionado-para-pesquisa-nacional-em-saude