TECNOLOGIA

FMS irá lançar aplicativo que emitirá alerta para o usuário comparecer à consulta

Até o final do ano de 2019, a população poderá baixar no celular aplicativo inovador do SUS e ter, na palma das mãos, informações sobre consultas especializadas na rede municipal. A iniciativa é da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, que pretende diminuir deslocamentos desnecessários às Unidades de Saúde para saber sobre agendamentos. O “app” também emitirá alerta para lembrar o usuário de comparecer à consulta.

O aplicativo foi intitulado de “Gestor Saúde Cidadão” e está sendo desenvolvido pela empresa que criou o “Gestor Saúde”, sistema da FMS que permite que os teresinenses e os 223 municípios do Piauí tenham acesso ao atendimento especializado em Teresina. Uma grande novidade é que este “app” será um canal de comunicação entre a FMS e a comunidade, permitindo que a FMS emita comunicados e a comunidade interaja com a gestão.

“É fascinante como a tecnologia evoluiu e também podemos "importar" certos recursos para beneficiar o cidadão. Os estabelecimentos de saúde da FMS já são informatizados e têm prontuário eletrônico. O monitoramento das consultas e o resultado de exames também podem ser visualizados em nosso site. Com o novo aplicativo, pretendemos oferecer maior comodidade a todos e trazer mais agilidade aos processos”, ressalta o presidente da FMS, Charles Silveira.

Charles Silveira explica ainda outro benefício da criação desse aplicativo para monitoramento de consultas e exames especializados. “Estima-se que cerca de 30% das pessoas agendadas não comparecem no dia das consultas especializadas. Isso pode acontecer por vários motivos, mas traz prejuízos à fluidez do atendimento no Sistema. Com o aplicativo, a gente também busca diminuir a falta dos usuários registrada no SUS de Teresina”.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2858/fms-ira-lancar-aplicativo-que-emitira-alerta-para-o-usuario-comparecer-a-consulta