ANIVERSÁRIO

SAMU fará evento educativo na praça João Luís para comemorar o seu aniversário

Socorristas irão ensinar técnicas de primeiros socorros e a população também poderá adentrar em ambulância e conhecer os equipamentos utilizados no socorro de vítimas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), completa 15 anos de existência e irá comemorar a data com atividade educativa na Praça João Luís, no centro, nesta terça-feira (23), das 10h às 12:30h. No evento, socorristas irão ensinar técnicas de primeiros socorros e a população também poderá adentrar em ambulância e conhecer os equipamentos utilizados no socorro de vítimas.

A FMS informa que, ao longo desses 15 anos de existência,  o SAMU de Teresina realizou 870 mil e 324 atendimentos a pessoas em situação de urgência na capital piauiense, tanto na zona urbana quanto na zona rural. O número engloba orientações médicas por meio do número 192 e deslocamento de ambulâncias para casos de urgência clínica, obstétrica, traumática e psiquiátrica.

O presidente da FMS, Charles Silveira, relembra que o SAMU Teresina tem se destacado a nível nacional. “O nosso SAMU foi o primeiro do Brasil a implantar núcleo de segurança do paciente e foi pioneiro no Nordeste a criar projeto de Libras. Além disso, tem materiais de alto custo e que são utilizados em poucos SAMUs do país, a exemplo do medicamento que reverte infarto agudo do miocárdio e do dispositivo que injeta medicação direto no osso do paciente”.

Nos últimos anos, o SAMU tem passado por melhorias. “Em 2017, melhoramos a estrutura física das bases e adquirimos mais equipamentos; em 2018, renovamos a frota de ambulâncias e organizamos os processos de trabalho. Nesse ano, investimos em tecnologia e estamos com olhar voltado à saúde do trabalhador, implementação de protocolos e melhorias da qualidade da assistência”, ressalta Francina Amorim, diretora geral do órgão.

Ela explica ainda outras mudanças ocorridas no Serviço: “Expandimos a frota de motolâncias, inauguramos nova central de regulação, adquirimos linhas telefônicas, rádios e repetidoras digitais para melhorar a comunicação entre as equipes e intensificamos as ações do projeto samuzinho. Além disso, cumprimos as normas do Ministério da Saúde, de modo que conseguimos qualificar as ambulâncias e aumentar o repasse financeiro federal”, finaliza.

Como acionar o SAMU

Em caso de urgência, a população pode ligar para o número gratuito 192. O seu primeiro contato é com os telefonistas. Posteriormente, a ligação é repassada para o médico regulador, que avalia o caso informado e classifica se é necessário o envio de ambulância de suporte básico, avançado, motolância ou se faz apenas orientações médicas. Atualmente, o serviço conta com 11 ambulâncias e 4 motalâncias.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2857/samu-fara-evento-educativo-na-praca-joao-luis-para-comemorar-o-seu-aniversario