FMS promove evento alusivo ao Dia Mundial de Segurança do Paciente

FMS promove evento alusivo ao Dia Mundial de Segurança do Paciente

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove amanhã (24), no hall de entrada do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) uma manhã de diálogo sobre a redução do dano desnecessário associado ao cuidado em saúde, garantindo assim a segurança do paciente. A ação é alusiva ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, comemorado no último dia 17 de setembro.

Com o tema “Fale pela segurança do paciente”, o evento tem como objetivo dar visibilidade para as boas práticas e experiências exitosas neste campo. A partir das 8h da manhã, haverá uma exposição de banners contando a história da segurança do paciente, tanto em nível mundial como no Brasil e no Piauí. Ás 10h acontece uma palestra com um representante da FMS que vai abordar os principais pontos sobre a temática.

Em seguida, acontece uma mesa redonda tento como tema as experiências exitosas em segurança do Paciente na FMS. “Mostraremos casos como o do SAMU, que foi o primeiro local a implantar a segurança do paciente a nível pré-hospitalar; o Hospital do Monte Castelo, que tem uma farmácia do paciente; e o HUT, que foi o primeiro a implantar o núcleo de segurança do paciente na rede municipal de Teresina”, conta Roseanne Nadler, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da FMS. Após a mesa redonda, acontece um momento de reconhecimento profissional, com a premiação e homenagem aos profissionais da rede que se destacaram em boas práticas.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente, é um marco importante na atenção à saúde, cujo objetivo é contribuir com a qualificação do cuidado em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Ele foi criado pelo Ministério da Saúde em 2013, através da portaria MS 529/2013. O HUT foi o primeiro hospital administrado pela FMS que implantou o núcleo de segurança do paciente, em 2014.

Segundo o anuário da segurança assistencial hospitalar do Brasil do Instituto de saúde suplementar produzido pela faculdade de Medicina da universalidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2016 morreram nos hospitais públicos e privados do país 302.610 brasileiros em razão de eventos adversos, ou seja que poderia ter sido evitado com medidas segurança.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2856/fms-promove-evento-alusivo-ao-dia-mundial-de-seguranca-do-paciente