MUTIRÃO

FMS fará mutirão para atender pessoas na área da cardiologia em Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) fará mutirão de consultas cardiológicas, neste sábado (21), a partir das 7h, no Centro de Saúde Lineu Araújo. Haverá também oferta de exames para diagnosticar pessoas com doenças cardíacas. A ação faz parte do programa Teresina The Atende, que pretende agilizar atendimento em áreas com demanda grande e crescente.

De acordo com o presidente da FMS, Charles Silveira, as pessoas que participarão do mutirão no sábado (21) estavam em fila eletrônica do SUS aguardando por consulta com cardiologista. “Elas já foram devidamente comunicadas por telefone e solicitamos que não deixem de comparecer ao local para receberem atendimento qualificado”, afirma.

Segundo Jesus Mousinho, diretora de assistência especializada da FMS, nessa edição, o mutirão terá parceria com o Hospital Getúlio Vargas e o Hospital da Polícia Militar, que irão viabilizar a realização de exames de ecocardiograma e ECG, respectivamente. “Outro exame ofertado no Lineu Araújo será o teste ergométrico. Se necessário, iremos proceder a marcação de outros exames”.

Ela explica ainda que a demanda nessa área é grande e traça o perfil de pessoas com doenças cardíacas. “Geralmente, são obesas, hipertensas, diabéticas e tabagistas. É preciso que todos saibam que a melhor forma de prevenção é manter vida saudável, com dieta equilibrada, atividade física e evitando uso nocivo de álcool e de cigarro”.

Saiba mais sobre o programa “Teresina The Atende”

O programa foi lançado pela FMS e engloba mutirões de consultas e exames nas áreas de cardiologia, ortopedia, neurologia e oftalmologia, que ocorrerão na capital até o final do ano. O objetivo é ampliar a capacidade de atenção especializada e diminuir a fila de espera eletrônica para quatro especialidades cuja demanda é crescente.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2842/fms-fara-mutirao-para-atender-pessoas-na-area-da-cardiologia-em-teresina