FMS leva serviços de saúde para o Teresina em ação neste sábado (21)

O evento acontece na Praça João Dantas Neto, no bairro Piçarreira, das 8h às 13h

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) participa neste sábado (21) da 25ª edição do Teresina em Ação, que acontece na Praça João Dantas Neto, no bairro Piçarreira, das 8h às 13h. A entidade vai levar ações para o bem-estar físico e mental da população.

Durante o evento, profissionais de enfermagem estarão realizando aferição de pressão arterial e glicemia, além de orientação sobre doenças como hipertensão e diabetes. A equipe de odontologia também dará orientações sobre escovação e saúde bucal, além de distribuir escovas de dente aos participantes. Já a equipe de saúde mental fará uma panfletagem de divulgação dos serviços disponíveis para apoio nesta área.

Além disso, a população terá à sua disposição as vacinas meningocócica C e de HPV. A vacina Meningocócica deve ser administrada aos 3 meses e aos 5 meses, com reforço aos 12 meses. Para crianças que não receberam o reforço aos 12 meses, a vacina poderá ser administrada até os 4 anos de idade. Já a vacina contra HPV deve ser aplicada em meninas com idade entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, mantida com duas doses com intervalo de seis meses entre elas.

A prevenção a doenças como a dengue, zika e chikungunya também será foco no evento, com um estande educativo e um espaço criança, em que os pequenos podem colorir desenhos sobre o tema. “Serão distribuídos panfletos, visualizações de amostras do mosquito e outras curiosidades como dicas para reutilização de materiais que poderiam se tornar criadouros do mosquito”, comenta Júlia Santos, do Núcleo de Educação em Saúde da FMS.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2841/fms-leva-servicos-de-saude-para-o-teresina-em-acao-neste-sabado-21