RECICLAGEM

FMS realiza atualização de profissionais da Atenção Básica em Saúde

Diversos temas estão sendo abordados, como o Sarampo

FMS realiza atualização de profissionais da Atenção Básica em Saúde

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza durante todo o dia de hoje, 19, atualização dos profissionais que atuam na Atenção Básica de Teresina. Vários temas estão sendo abordados, como a Campanha Municipal de Combate à Hanseníase e Verminoses, os cuidados e alertas sobre Sarampo e também sobre o Programa Saúde na Escola (PSE).

Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde iniciou as atividades do dia abordando sobre Sarampo e falando da importância da vacinação, além da importância dos profissionais de saúde sempre estarem observando as pessoas que tiveram contato com pessoas com a doença. Ela falou ainda sobre a busca ativa de casos de Hanseníase. “Estamos com a Campanha de Combate à Hanseníase, que contempla crianças e adolescentes entre os seis anos e menores de 15 anos de cerca de 140 escolas do município. A detecção de casos nesta faixa etária leva à busca também entre familiares e adultos próximos, uma vez que a transmissão se faz por meio de gotículas de saliva e são proeminentes entre pessoas de convívio íntimo e familiar”, informa.

Sobre o Programa Saúde na Escola, Theonas Gomes, Theonas Gomes, técnica da Gerência de Ações Estratégicas da FMS, foi quem abordou a temática aos presentes. “Precisamos focar na estratégia para prevenção e controle da obesidade infantil no âmbito do PSE. Que é um conjunto de ações articuladas para garantir o adequado acompanhamento do crescimento e desenvolvimento na infância, com vistas a prevenir, controlar e tratar a obesidade infantil”, falou ela.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2840/fms-realiza-atualizacao-de-profissionais-da-atencao-basica-em-saude