CAMPANHA

Ponte Estaiada muda de cor para alertar sobre a importância da segurança do paciente

A Ponte Estaiada, um dos importantes cartões postais de Teresina, ficará laranja na noite desta terça-feira (17). A mudança de cor é em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente. O objetivo é alertar os teresinenses para a importância de garantir a segurança do paciente nos estabelecimentos de saúde e, assim, estimular a adoção de medidas que evitem ou minimizem incidentes aos usuários durante a assistência em saúde.

“A segurança do paciente é um aspecto importante no âmbito do cuidado em saúde. Por isso, os hospitais do município têm adotado várias medidas para prever, identificar e minimizar eventos indesejados durante a assistência. Com a participação de todos, - pacientes, acompanhantes, profissionais e estudantes - iremos ter serviços de saúde ainda mais seguros e com maior qualidade”, ressalta o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles Silveira, informando que no final de semana aconteceu o I Simpósio Municipal de Segurança do Paciente.

Os hospitais e UPAS da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina possuem Núcleos de Segurança do Paciente, instâncias responsáveis por implantar planos e protocolos nessa área, além de acompanhar a execução dessas ações nos serviços de saúde. “Com esta iniciativa, houve mudanças nos processos de trabalho, o que fortaleceu a cultura de segurança nestas unidades.”, ressalta Roseane Nadler, enfermeira da Diretoria de Assistência Especializada da FMS.

O SAMU de Teresina que atua em diversos locais, sob condições adversas, também tem se destacado na implementação de ações nessa área, tendo sido a primeira capital do Brasil ao implantar Núcleo de Segurança do Paciente. "Embora não haja exigência legal para implantação desse Núcleo no SAMU, a gestão entendeu que o Núcleo facilitaria os processos de trabalho e traria excelência ao serviço pré-hospitalar”, ressalta a diretora geral do órgão, Francina Amorim.

A estratégia de segurança do paciente envolve o conhecimento e o cumprimento de normas e protocolos que regem os estabelecimentos de saúde. “É necessário, por exemplo, identificar corretamente o paciente para garantir que a assistência seja prestada à pessoa certa, estabelecer comunicação efetiva entre os profissionais, utilizar medicamentos e realizar cirurgias de forma segura, higienizar as mãos para evitar infecções e prevenir quedas”,  finaliza Roseane Nadler.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2837/ponte-estaiada-muda-de-cor-para-alertar-sobre-a-importancia-da-seguranca-do-paciente