MOBILIZAÇÃO

FMS promove diversas ações para o combate da hanseníase em Teresina

Órgão vai realizar diversa programação com ações de combate à doença

FMS promove diversas ações para o combate da hanseníase em Teresina

Teresina apresentou 350 novos casos de hanseníase em 2018. Para somar esforços no combate à doença, entre os dias 18 e 21 de setembro, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) da capital piauiense irá participar da Semana Estadual de Combate à Hanseníase, iniciada nesta quinta-feira (12) pelo Governo do Estado do Piauí.

A população deve ficar atenta e procurar tratamento se tiver uma mancha na pele que não dói, não coça, não arde, não descasca, não incomoda, porque pode ser perigosa e sinal de hanseníase. Entre as complicações da doença, a pessoa pode ficar cega, perder mobilidade, força, apresentar esterilidade, insuficiência renal, além de ser transmissor da doença.

Presente no lançamento da campanha, o presidente da FMS, Charles Silveira, afirmou que Teresina tem 90 Unidades Básicas de Saúde que disponibilizam o diagnóstico e o tratamento de hanseníase. “Se houver necessidade, o usuário pode ser direcionado para os locais que são referências nesse atendimento (HGV, HU e Centro Maria Imaculada)”.

Svetlana Coelho, membro do Núcleo de Doenças Negligenciadas da FMS, explica ainda que a hanseníase é uma doença que afeta os nervos periféricos com manifestações na pele. “Como a forma de transmissão do bacilo é por via aérea, os contatos domiciliares podem adoecer por respirarem o mesmo ar ambiente. Então, a FMS faz a vigilância desses contatos também”.

Confira atividades da FMS no combate à Hanseníase em Teresina

-18/09 – Quarta-feira: Lançamento da Campanha Integrada de Hanseníase e Verminose nas Escolas.

Local: Escola Municipal Cristina Evangelista, que fica na Rua Piracuruca, 1345, Bairro Três Andares.

Horário: de 9h às 10horas

-19/09 - Quinta-feira: Oficina de Enfrentamento ao Estigma e Adoção de Práticas não-Discriminatórias em Hanseníase

Local: Universidade Federal do Piauí/Departamento de Enfermagem

Horário: 14h às 18horas