FMS irá ampliar atendimento psicológico aos usuários surdos em Teresina

FMS irá ampliar atendimento psicológico aos usuários surdos em Teresina

Para facilitar o acesso e melhorar o atendimento em saúde de pessoas surdas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina iniciou agora a capacitação em Libras de psicólogos que atuam nos sete Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Atualmente, o CAPS III da zona sul da capital piauiense já atende usuários com deficiência auditiva que necessitam de apoio psicológico.

O psicólogo Edmilson Ribeiro já aprendeu Libras e está atendendo pessoas surdas no CAPS III Sul. “Em nosso trabalho, através da Libras, buscamos compreender a situação do usuário surdo e o vínculo terapêutico vai se consolidando. Isso facilita a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças mentais, o que potencializa a qualidade de vida do indivíduo”.

“Com o curso de Libras, que terá duração de um ano, iremos garantir uma assistência psicológica adequada à população surda, já que quebraremos barreiras comunicacionais. Essa ação também materializa o compromisso da FMS em contribuir com a inclusão social”, ressalta o presidente da FMS, Charles Silveira.

A FMS conta com sete CAPS, voltados ao acolhimento de usuários com transtornos mentais severos e persistentes. Nestes locais, são oferecidos atendimentos médicos e psicossociais, além de serem desenvolvidas atividades em grupo, visitas domiciliares e outras ações que estimulam a integração social e familiar.

Segundo o último censo demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísica (IBGE) em 2010, Teresina possui uma população residente de 1.149 pessoas diagnosticadas com deficiência auditiva total e permanente. Há ainda 7.512 que perderam parte da audição e tem grande dificuldade em ouvir.

• Psicólogo Edmilson Ribeiro.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2828/fms-ira-ampliar-atendimento-psicologico-aos-usuarios-surdos-em-teresina