CAPACITAÇÃO

FMS realiza Primeiro Simpósio Multiprofissional de Segurança do Paciente

Durante os três dias serão abordados temas como o cuidado centrado no paciente

A redução do dano desnecessário associado ao cuidado em saúde será tema de debate durante o Primeiro Simpósio Multiprofissional de Segurança do Paciente, realizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no Blue Tree Rio Poty Hotel, em parceria com a Qualy Mais Saúde. O objetivo é melhorar a qualificação dos profissionais e aumentar a segurança dos pacientes nas unidades hospitalares geridas pela FMS.

A segurança do paciente envolve hoje todas as ações promovidas pelas instituições de saúde para reduzir, a um mínimo aceitável, o risco de dano associado ao cuidado e esta é a nossa preocupação com gestor da área da saúde, disse Charles Silveira, presidente da FMS. Todos os hospitais administrados pela FMS possuem um núcleo de segurança do paciente e estamos trabalhando e unindo os esforços de toda a equipe para que estes riscos sejam cada vez menores, enfatizou Charles Silveira.

Roseanne Nadler, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da FMS explica que todo dano que ocorre com o paciente e poderia ser evitado com medidas de segurança é hoje uma prioridade na FMS. ” Ficar internado em um hospital é extremamente perigoso. Um em cada 300 paciente tem a chance de sofrer um dano durante o processo assistencial e por este motivo estamos realizando este evento que é multiprofissional para que todos na área hospitalar debatam as melhores formas de cuidar do paciente e com menos riscos, disse Nadler.

Durante os três dias serão abordados temas como o cuidado centrado no paciente, a prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde em UTI baseado na ciência da melhoria, estratégias inovadoras para controle de infecção, medicação sem dano , além da apresentação de experiência de implantação de ações para segurança do paciente.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente, é um marco importante na atenção à saúde, cujo objetivo é contribuir com a qualificação do cuidado em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Ele foi criado pelo Ministério da Saúde em 2013, através da portaria MS 529/2013. O HUT foi o primeiro hospital administrado pela FMS que implantou o núcleo de segurança do paciente, em 2014.

Segundo o anuário da segurança assistencial hospitalar do Brasil do Instituto de saúde suplementar produzido pela faculdade de Medicina da universalidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2016 morreram nos hospitais públicos e privados do país 302.610 brasileiros em razão de eventos adversos, ou seja que poderia ter sido evitado com medidas segurança.

• FMS realiza Primeiro Simpósio Multiprofissional de Segurança do Paciente

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2826/fms-realiza-primeiro-simposio-multiprofissional-de-seguranca-do-paciente