UPA do Promorar completa três anos com quase 600 mil atendimentos médicos

A UPA contribui para desafogar as urgências dos hospitais do SUS e reduzir o tempo de espera

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Promorar completou três anos em agosto e desde então garantiu a resolutividade nos casos de urgência e emergência da zona Sul. Desde sua inauguração, em agosto de 2016, foram prestados quase 600 mil atendimentos somente na área médica.

Considerada um serviço intermediário entre as Unidades Básicas de Saúde e os Hospitais, a UPA contribui para desafogar as urgências dos hospitais do SUS e reduzir o tempo de espera. Ela presta atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana e sem necessidade de agendamento prévio. O usuário encontra nas UPAs atendimentos na área da média complexidade, como vítimas de acidentes e problemas cardíacos. “Na UPA do Promorar temos seis médicos que se dividem em três clínicos, dois pediatras e um cirurgião, além de uma equipe de enfermagem e um odontólogo prestando atendimento 24 horas”, informa o diretor Danilo Soares.

Em três anos de funcionamento, o número de atendimentos na UPA do Promorar tem aumentado a cada ano. Até agosto deste ano, já foram realizados 108705 atendimentos médicos, o que dá uma média de 13588 por mês. A média mensal já supera a de 2018, que era de 12177, fechando com 146125 atendimentos. Já em 2017 esta média foi de 11218 atendimentos por mês.

“As UPAs trabalham com o sistema de classificação de risco, em que o paciente é não é atendido por ordem de chegada e sim de acordo com a gravidade do problema, em casos que são identificados por cores. Ou seja, dependendo da cor eles se tornam prioridade ou não”, explica Danilo Soares. Os casos considerados pouco urgentes são encaminhados para a sala verde. Os casos de emergência são os de cor vermelha, que ficam em observação em uma sala especial que conta com sete leitos. Já os casos de cor amarela, que requerem atendimento médico de urgência, ficam em observação em uma sala que conta com oito leitos adultos e sete pediátricos.

A estrutura conta ainda com salas para procedimentos como sutura, inalação, eletrocardiograma, administração de medicação rápida e coleta para exames laboratoriais, além de um núcleo interno de regulação, dois espaços para isolamento e raio x 24 horas.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2818/upa-do-promorar-completa-tres-anos-com-quase-600-mil-atendimentos-medicos