INAUGURAÇÃO

População da zona Sudeste será beneficiada com nova sede de Unidade Básica de Saúde

Encerrando os eventos na área da saúde alusivos ao aniversário de 167 anos de Teresina, será inaugurada amanhã (04), às 8h30 da manhã, a nova sede da Unidade Básica de Saúde Marlene Damasceno de Moura Fé, que vai se localizar na Rua Dois, S/N (esquina com a Rua Pocion Caldas), no Parque do Sol.

Para a construção do prédio, que tem um total de 2.000 m² de área, foi feito um investimento no valor de R$ 1.308.656,22. A estrutura conta com ambientes como recepção, farmácia, sala de coleta, sala de atividades coletivas, sala de vacina, expurgo, esterilização, observação e procedimentos, espaço para marcação de consultas (SAME), sala de inalação, dois consultórios odontológicos, cinco consultórios indiferenciados, cinco banheiros sendo dois adaptados para pessoas com deficiência.

“Estamos satisfeitos em entregar para a população de Teresina mais uma UBS que trará uma assistência de qualidade à população da zona sudeste. Em agosto entregamos duas novas e modernas sedes de UBS. É importante destacar que, em Teresina, as 90 UBS existentes já alcançaram cobertura de 100% da cidade e agora a Prefeitura dá novos passos para melhorar as estruturas físicas dessas unidades, trazendo mais conforto e comodidade aos usuários”, ressalta o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira.

Inicialmente a nova estrutura vai beneficiar um total de 6.900 pessoas das localidades Conjunto Redonda, Parte Renascença II, Parque do Sol, Residencial Sol Nascente, Vila Paris e Vila Padre Luis. Porém, a região está em fase de redimensionamento para aumentar sua a abrangência, e vai incorporar as áreas dos Condomínios Ipanema, Leblon, Arpoador, Copacabana, Bosque Residence, Colorado, Parque Progresso II, Cond. Dom Helder, Cond. Terazo Poti I, II, III, IV E V, Residencial São Paulo, Condomínio Geovana e Residencial Village Horizonte, o que amplia a cobertura para 13.852 pessoas.

“Atualmente, a UBS conta com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família, porém, após o redimensionamento a nova estrutura vai receber mais duas Equipes de ESF”, informa Kledson Batista, gerente de Ações Estratégicas da FMS. Cada equipe conta com médico, enfermeiro, dentista, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Ainda segundo Kledson Batista, com a inauguração da nova UBS a comunidade passará a contar com serviços de saúde que antes tinha que procurar outros estabelecimentos de saúde para acessar, como, consulta odontológica, vacina, curativo, coleta de exames laboratoriais, realização de procedimentos de enfermagem, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais e administração de medicamentos.

Além dos serviços citados, a população continuará os serviços de consulta médica, consulta de enfermagem, consulta de pré-natal (gestante) e puericultura (do bebê), hipertensos, diabéticos, crianças, adolescentes, homens e mulheres de todas as faixas etárias, dispensação de medicamentos básicos na farmácia da própria UBS, coleta de exames de colo útero, marcação de exames e consultas especializadas, inalação, acolhimento à demanda espontânea e agendada, planejamento familiar com entrega de preservativo e contraceptivo, atendimento e visitas domiciliares, programa Saúde na Escola e Educação em Saúde na Comunidade.

Homenageada

Marlene Damasceno de Moura Fé nasceu em 26 de junho de 1948 no município de São João do Piauí. Primeira filha de oito irmãos, entrou no mercado de trabalho aos 18 anos como professora efetiva do estado, trabalho que conciliava com a faculdade de odontologia pela Universidade Federal do Piauí. Atuou como auxiliar de bibliotecário e cirurgiã-dentista na UFPI, onde trabalhou prestando serviços clínicos à comunidade universitária até sua aposentadoria em 1994. Dedicou-se então à Estratégia Saúde da Família (antigo PSF) e a cursos de pós-graduação nas áreas de odontologia e saúde pública, além de exercer cargos de gestão na área de saúde. Em 2013, assumiu a Direção Geral do Hospital da Primavera, onde priorizou a promoção da saúde da comunidade assistida pelo hospital.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2815/populacao-da-zona-sudeste-sera-beneficiada-com-nova-sede-de-unidade-basica-de-saude