COMBATE AO MOSQUITO

Atividade de combate ao mosquito da dengue acontece no Planalto Bela Vista e Parque Progresso

Será amanhã (31), a partir das 8h da manhã

As regiões do Planalto Bela Vista (zona Sul) e Parque Progresso, no Renascença II (zona Sudeste), serão contempladas esta semana pela Faxina nos Bairros, atividade de limpeza e educação da Prefeitura de Teresina. Amanhã (31), a partir das 8h da manhã, as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) percorrem as ruas em busca de potenciais criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A ação já começou durante a semana, quando a população destes locais foi orientada pelos agentes de saúde e endemias a fazer uma limpeza em suas casas e depositar nas calçadas todo o material inservível para que seja coletado pela equipe de limpeza, especialmente aqueles de grande porte que não são recolhidos pela limpeza regular. “Solicitamos aos moradores que a partir de hoje já coloque todo esse material que serve para acumular água e não tenha utilização nas calçadas. Para que no sábado a prefeitura retire todos esses materiais e possa permanecer com os ambientes livres de criadouros”, explica a gerente de Zoonoses da capital, Oriana Bezerra.

A ideia é que toda a população dedique um dia da semana para verificar todos os possíveis focos do mosquito, fazendo uma limpeza geral em sua residência e impedindo a reprodução do Aedes. Simultaneamente à coleta de lixo, as equipes de saúde percorrem casas dos bairros conversando com moradores e ensinando sobre as doenças e suas formas de prevenção.

Os quadrantes, percursos e ponto de partida das equipes são escolhidos de acordo com os números de infestação do mosquito e casos da doença. Na zona Sul, o ponto de encontro será a parada final dos ônibus, e o quadrante percorrido será o formado pela Avenida Celso Pinheiro e as ruas Prof. Diniz, Colombo e Elesbão Veloso. Já na zona Sudeste, o ponto de partida será a UBS Parque do Sol, e o quadrante será aquele formado pela Rua 01, Rua Ferrovia REFSA, Rua Farm. José Pereira Lopes e Rua 07 do Loteamento Parque Progresso.

A Faxina nos bairros acontece desde 2015. Ela veio com o intuito de incrementar as ações de controle vetorial da FMS e desde então contribuiu para redução em torno de 50% da incidência de casos de dengue, chikungunya e zika em Teresina. “Como ainda não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação, a principal ação para prevenção dessas doenças é evitar o nascimento do mosquito; por isso, a eliminação de objetos inutilizados que venham a acumular água é essencial, já que o Aedes aegypti se reproduz em água limpa e parada”, finaliza Oriana Bezerra.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2810/atividade-de-combate-ao-mosquito-da-dengue-acontece-no-planalto-bela-vista-e-parque-progresso