ATENÇÃO BÁSICA

Encontro discute fortalecimento e viabilização de terceiro turno nas UBS de Teresina

Será discutida a viabilização de um terceiro turno nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que passariam a funcionar também no turno da noite.

Discutir propostas para o aprimoramento da Atenção Básica em Saúde e os desafios para um atendimento acolhedor, integral e resolutivo é o objetivo do Encontro Municipal para o Fortalecimento da Atenção Básica, que acontece hoje (29) no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Entre outras pautas, será discutida a viabilização de um terceiro turno nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que passariam a funcionar também no turno da noite.

O encontro, que faz parte das comemorações do aniversário de Teresina, conta com a participação de Otávio Pereira D’ Avila, Diretor do Departamento de Saúde da Família da Secretária de Atenção Primária a Saúde do Ministério da Saúde. Segundo ele, a Atenção Básica é a principal prerrogativa do Governo Federal, que tem planos de implementar mudanças estruturais e dar prioridade orçamentária. “O Programa Saúde na Hora visa estender o horário de funcionamento das UBS para o turno da noite. Vamos apresentar a proposta e discutir possibilidades de readequação de rede”, disse. “Também vamos apresentar outras agendas do Ministério da Saúde, reformas importantes como a própria questão do financiamento da atenção primária. A ideia é colocar mais recurso ainda, pagar muito mais por desempenho e por resultados alcançados”, disse o diretor.

Antes mesmo do lançamento do programa, a Prefeitura de Teresina já estava realizando estudos para ampliação do horário de atendimento nestas unidades. O projeto piloto prevê a abertura de oito UBS das 17h às 21h, ampliando a jornada total para 60 horas. “A gente entende que as UBS que devem abrir no período noturno são as mais distantes dos hospitais existentes na cidade. Nós temos 11 hospitais e três UPAs, então é importante que as unidades abertas sejam aquelas onde por perto não tem hospital. Nós estamos negociando com o Ministério da Saúde que lógica vamos adotar, se adotamos esta lógica local e ao mesmo tempo garantindo que o financiamento federal possa existir também”, conta o prefeito Firmino Filho.

O município de Teresina, de acordo com dados da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, possui população de 861.442 habitantes com cobertura de 100% de atenção básica, organizada em quatro regionais de saúde a fim de facilitar o processo de gestão e organização das equipes. Atualmente, 35% do orçamento municipal de Teresina é gasto com saúde. São 264 equipes distribuídas em 90 UBS em todas as zonas da cidade.

O presidente da FMS, Charles Silveira, apontou alguns indicadores do investimento feito na saúde municipal. “Primeiro, a requalificação dos profissionais que atuam nas UBS, que nós estamos fazendo em parceria com a UFPI. Segundo, a requalificação de nossas unidades, com construções e adaptação para que seja prestado um serviço de qualidade para que nossos trabalhadores possam trabalhar em ambientes compatíveis e necessários para um bom atendimento. Por fim, o fortalecimento da atenção básica, onde estamos tendo hoje esta interlocução com o Ministério da Saúde”, afirma o presidente.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a atenção básica é um serviço eficaz e age sobre as principais causas de problemas de saúde e riscos ao bem-estar,lidando com os desafios emergentes que ameaçam a saúde das pessoas,constituindo a principal porta de entrada no Sistema Único de Saúde.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2808/encontro-discute-fortalecimento-e-viabilizacao-de-terceiro-turno-nas-ubs-de-teresina