HUMANIZAÇÃO

Prefeitura de Teresina lança amanhã (27) o projeto Acolher: Conte Comigo

A solenidade será às 8h30 da manhã no Centro de Formação Odilon Nunes.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) lança oficialmente amanhã (27) o projeto Acolher: Conte Comigo, que propõe levar um acolhimento humanizado às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da capital. A solenidade será às 8h30 da manhã no Centro de Formação Odilon Nunes.

O projeto Acolher: Conte Comigo visa aprimorar o atendimento inicial ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como base a Política Nacional de Humanização. Para isso, foram selecionados 271 estudantes das áreas de enfermagem, psicologia e serviço social, que irão tirar dúvidas em geral dos usuários, compreendendo as suas demandas e prestando informações relevantes sobre saúde.

“O projeto está pautado na definição conceitual do termo acolhimento, que consiste em desenvolver atitude de disponibilidade interna para o encontro com o outro, possibilitando o diálogo e a compreensão mútua”, comenta Sammia Barros, assessora técnica da FMS. Ela explica que os benefícios do trabalho acontecem nas três vias, uma vez que além do aumento na satisfação da parte do usuário, as unidades terão seu atendimento facilitado e resolutividade potencializada, e os próprios estagiários poderão ter um contato mais íntimo com a realidade do SUS, o que contribuirá para sua atuação como profissionais no futuro.

A seleção dos estudantes se deu no início deste mês e foi executada pela Gerência de Desenvolvimento de Pessoas da FMS, mediante análise do Histórico Escolar com base no Índice de Rendimento Acadêmico – IRA. Eles foram contratados por um ano, com data a contar da publicação do ato de homologação do resultado no Diário Oficial do Município, e não haverá prorrogação.

Após a contratação, os estudantes passaram ainda por uma capacitação, onde puderam aprender mais sobre a Política Nacional de Humanização do SUS e suas diretrizes para o acolhimento. Oficialmente, eles entram em atividade no dia 2 de setembro, e farão jus a uma bolsa-auxílio de R$ 500,00 (quinhentos reais), além de auxílio-transporte. Eles trabalharão em turnos de quatro horas, sendo que nas UBS será das 7h às 11h ou das 13 às 17h; e nas UPAS das 7h às 11h, 11h às 15h ou 15h às 19h.

Para o presidente da FMS, Charles Silveira, com este trabalho os estudantes estarão aptos a aumentar a qualidade da atenção em UBS e UPAS. “Antes e após a execução do projeto, haverá processo avaliativo para verificar os impactos das atividades, se estão surtindo efeito perante a sociedade”, afirma o presidente da FMS.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2799/prefeitura-de-teresina-lanca-amanha-27-o-projeto-acolher-conte-comigo