INAUGURAÇÃO

UBS do bairro Angelim iniciará funcionamento em Teresina

A nova UBS custou aos cofres públicos o montante de R$ 952.624,17

UBS do bairro Angelim iniciará funcionamento em Teresina

A nova sede da Unidade Básica de Saúde Dr. Joaquim Ursulino Neto, localizada no bairro Angelim, foi inaugurada pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e, amanhã (23) irá iniciar o atendimento à população da zona Sul da capital.  A previsão é de que a Unidade atenda quase 9 mil pessoas que necessitam de atendimentos básicos em saúde.

A nova UBS custou aos cofres públicos o montante de R$ 952.624,17 e conta com duas Equipes de Saúde da Família, que atenderão de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde. Acerca da área de abrangência, a Unidade é voltada ao atendimento de usuários que moram nos residenciais Bosque Sul, Orgulho do Piauí, Teresina Sul e Eduardo Costa, situados nos bairros Angélica e Pedra Miúda, zona sul de Teresina.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho ressaltou que a inauguração da UBS é fruto do compromisso da Prefeitura com a cidade. "Estamos fazendo uma grande onda de investimentos na Atenção Básica. Essa obra na zona sul, por exemplo, está dentro dos parâmetros do Ministério da Saúde e vai melhorar as condições de trabalho para as equipes de Saúde da Família bem como melhorar as condições de atendimento à população".

“Estamos satisfeitos em inaugurar essa UBS que trará uma assistência de qualidade à população da zona sul. É importante destacar que, em Teresina, as 90 UBS existentes já alcançaram cobertura de 100% da cidade e agora a Prefeitura dá novos passos para melhorar as estruturas físicas dessas unidades, trazendo mais conforto e comodidade aos usuários”, ressalta o presidente da FMS, Charles Silveira.

Presente no evento de inauguração da UBS, a dona de casa Cinthia Maria, que mora na região, se mostrou satisfeita com a estrutura do novo prédio. "A construção dessa UBS era uma expectativa da comunidade. Ainda bem que foi inaugurada. Tenho criança em casa e vou trazê-la para ser vacinada e receber atendimento". Já a aposentada Denise da Silva, relata que a inauguração da UBS representa um sonho da comunidade que foi realizado.

Nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas na cidade, os usuários podem receber atendimento básico e gratuito nas áreas clínicas. Ali, são ofertadas consultas médicas e de enfermagem, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames, tratamento odontológico, fornecimento de medicação básica e, em casos específicos, encaminhamento para consultas especializadas.

Durante a solenidade de inauguração da UBS, foi também iniciada a entrega do novo fardamento dos agentes comunitários de saúde da FMS. A Maria Dalva dos Santos, agente comunitária de saúde, foi a primeira que recebeu a farda. "Já tínhamos uma farda, mas com tecido em qualidade inferior ao que estamos recebendo hoje". Todos os agentes que integram o quadro da FMS receberão fardamento.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2793/ubs-do-bairro-angelim-iniciara-funcionamento-em-teresina