ACOLHIMENTO

FMS reúne gestores de UBS e UPAs para apresentar o projeto Acolher: Conte Comigo

A reunião aconteceu na manhã de hoje (21), para esclarecimentos sobre o funcionamento do projeto.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) deu início ao ciclo de capacitações para o projeto Acolher: Conte Comigo, que propõe levar um acolhimento humanizado às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da capital. Na manhã de hoje (21), foi realizada uma reunião com os gestores destes locais, para esclarecimentos sobre o funcionamento do projeto.

O projeto Acolher: Conte Comigo visa aprimorar o atendimento inicial ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como base a Política Nacional de Humanização. Para isso, foram selecionados estudantes das áreas de enfermagem, psicologia e serviço social, que irão tirar dúvidas em geral dos usuários, compreendendo as suas demandas e prestando informações relevantes sobre saúde.

“O projeto está pautado na definição conceitual do termo acolhimento, que consiste em desenvolver atitude de disponibilidade interna para o encontro com o outro, possibilitando o diálogo e a compreensão mútua”, comenta Sammia Barros, assessora técnica da FMS. Ela explica que os benefícios do trabalho acontecem nas três vias, uma vez que além do aumento na satisfação da parte do usuário, as unidades terão seu atendimento facilitado e resolutividade potencializada, e os próprios estagiários poderão ter um contato mais íntimo com a realidade do SUS, o que contribuirá para sua atuação como profissionais no futuro.

A coordenadora da UBS Renascença, Lourdes Medeiros, participou da reunião e conta que gostou muito da ideia do projeto. “Uma das nossas maiores preocupações na UBS é atender bem o usuário que está chegando. A presença destes estagiários tirando dúvidas será uma maneira dele se sentir mais seguro e informado”, disse a coordenadora.

Os 271 estudantes selecionados trabalharão em turnos de quatro horas, sendo que nas UBS será das 7h às 11h ou das 13 às 17h; e nas UPAS das 7h às 11h, 11h às 15h ou 15h às 19h. Amanhã (22) e sexta-feira (23) será a capacitação dos futuros estagiários no Centro de Formação Odilon Nunes, nos turnos manhã e tarde. Já o trabalho se inicia no dia 2 de setembro em todas as unidades contempladas. “Antes e após a execução do projeto, haverá processo avaliativo para verificar os impactos das atividades, se estão surtindo efeito perante a sociedade”, afirma Sammia Barros. O contrato terá validade de um ano, sem prorrogação.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2790/fms-reune-gestores-de-ubs-e-upas-para-apresentar-o-projeto-acolher-conte-comigo