APS FORTE

FMS é classificada para premiação nacional de experiências na atenção básica

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) foi classificada na primeira etapa do Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal, que tem por objetivo valorizar, sistematizar e divulgar experiências que ampliam o acesso do cidadão ao Sistema Único de Saúde (SUS). De 1.294 experiências inscritas, 135 foram selecionadas, das quais três são de Teresina.

Foram selecionados os projetos: “Práticas integrativas como dispositivo de ampliação do acesso à atenção primária”, “Ampliação do acesso e acessibilidade para usuários de uma unidade básica de saúde da zona rural de Teresina - Piauí: uma agenda diferenciada” e “Esquadrão antiquedas – ‘me segura que senão eu caio’ - segurança do idoso na atenção primária à saúde”, desenvolvidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Boa Hora e Poty Velho. Segundo o diretor de Atenção Básica da FMS, Francisco Pádua, estes resultados são reflexo do investimento na Estratégia Saúde da Família e o empenho em humanizar o atendimento por meio do investimento em recursos humanos que têm sido destaque na experiência teresinense. “Nos últimos anos, a Prefeitura de Teresina tem investido na Estratégia Saúde da Família como modelo de universalização da atenção primária e além do investimento na qualificação das UBS e na construção, ambiência e equipamentos, o que tem chamado a atenção de pesquisadores de todo o Brasil”, diz.

Na primeira etapa de avaliação, foram observadas informações sobre o contexto da experiência, as atividades realizadas, os resultados alcançados, a inovação, entre outros pontos. A metodologia adotada na primeira etapa de seleção permitiu que cada experiência fosse analisada por pelo menos dois avaliadores e aquelas que receberam dois pareceres favoráveis seguiram para a segunda fase de seleção, conforme previsto no edital. Os autores das 135 experiências selecionadas serão notificados via email pela Comissão Organizadora e deverão enviar um resumo mais detalhado, com registro de fotos e vídeos, sobre a prática.

Ao todo, 30 avaliadores de diversas instituições que trabalham com Atenção Básica fizeram parte desta etapa de seleção do Prêmio. As experiências que se destacarem na segunda fase serão analisadas por time de jurados especiais, integrado pelo médico Dráuzio Varella e os jornalistas Claudia Collucci, Mara Régia, Lígia Formenti, Lise Alves, Chico Pinheiro, Luiz Fara Monteiro e Alan Ferreira. As três primeiras colocadas serão conhecidas em outubro e os autores ganharam uma viagem de estudo internacional em um país em que a rede de atenção à saúde é centrada na Atenção Primária à Saúde, a ser indicada pela OPAS/OMS.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2789/fms-e-classificada-para-premiacao-nacional-de-experiencias-na-atencao-basica