INAUGURAÇÃO

População do Teresina Sul terá nova Unidade Básica de Saúde

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá inaugurar no dia 22 de agosto, às 8h30, a Unidade Básica de Saúde Dr. Joaquim Ursulino Neto, localizada na Rua V, Bairro Angelim, S/N. A inauguração faz parte das solenidades alusivas aos 167 anos de Teresina. A população que anteriormente tinha que se deslocar até as Unidades Básicas de Saúde do Esplanada e Porto Alegre, agora passarão a ser atendidos mais próximos de sua residência, com a inauguração dessa UBS.

A UBS Dr. Joaquim Ursulino Neto também é conhecida como UBS Teresina Sul e atenderá cerca de 8.788 pessoas dos Residenciais Teresina Sul, Bosque Sul, Orgulho do Piauí e  Eduardo Costa na Região dos Bairros Angélica e Pedra Miúda, zona sul de Teresina.

“Nós queremos que nossos usuários sejam sempre bem acolhidos, por isso a Fundação Municipal de Saúde cuida da Atenção Básica em Saúde, hospitalar e Saúde Mental. Em cada quadrante da cidade estamos presentes”, afirma Charles Silveira, presidente da FMS, que gere todas as unidade de saúde da capital.

UBS Teresina Sul iniciará os atendimentos com duas Equipes de Estratégia  Saúde da Família (composta por médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde), funcionando no turno manhã e tarde, de 07 às 18h.

Para construção do novo prédio houve o investimento de R$ 952.624,17. Uma área de 2.506,67 m² foi construída: recepção, dois banheiros para pessoas com deficiência, farmácia, sala de multiuso, dois consultórios odontológicos, sala de procedimentos, sala de coleta, sala de atividades coletivas, sala de cuidados, três consultórios de acolhimento, sala de vacina, dois consultórios com sanitário anexo, sala de inalação, arquivo, sala de marcação de consultas (SAME), sala de administração, copa, almoxarifado. expurgo e esterilização.

A UBS ofertará todos os serviços disponíveis no âmbito da Atenção Básica, como consulta médica, de enfermagem e odontológica, realização de coleta de exames laboratoriais, testes rápido para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, consulta de pré-natal (gestante) e puericultura (do bebê), hipertensos, diabéticos, crianças, adolescentes, homens e mulheres de todas as faixas etárias. Além disso, a população contará com a dispensação e administração de medicamentos básicos, coleta de exames de colo útero, marcação de exames e consultas especializadas, curativos, inalação, vacinas, acolhimento à demanda espontânea e agendada, planejamento reprodutivo com entrega de preservativo e contraceptivo oral e injetável, atendimento e visitas domiciliares, programa Saúde na Escola e atividades de educação em Saúde.

HOMENAGEADO

Joaquim Ursulino Neto nasceu em 14 de agosto de 1949 e faleceu em 06 de abril de 2019. Ele é natural de Governador Eugênio Barros -  MA, segundo filho de uma prole de 12 irmãos. Foi casado com a médica Yoneide  Maria de Carvalho Ursulino, com quem teve três filhos, Bruno Rafael de Carvalho Ursulino; Breno Gabriel de Carvalho Ursulino; e Brian Gabriel de Carvalho Ursulino.

Trabalhou como funcionário do Quadro Administrativo do Grupo Armazém Paraíba no qual ingressou  em 1968 (seu primeiro emprego e berço de seu aprendizado profissional). Foi médico psiquiatra durante 33 anos no Hospital Areolino de Abreu, médico psiquiatra do quadro da Fundação Municipal de Saúde durante 33 anos. Trabalhou em Unidades Básicas de Saúde em Teresina, Timon e Altos. Foi médico  em serviços de Pronto Socorro em Teresina- PI  e Caxias-MA. Atuou como psiquiatra nos CAPs  do município de Caxias - MA na APAE de Caxias–MA e foi também vereador atuante de Teresina por três mandatos. Eleito em 1988, reeleito 1992 e 1996.

fms ubs Teresina Sul

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2788/populacao-do-teresina-sul-tera-nova-unidade-basica-de-saude