COMBATE AO MOSQUITO

FMS e SDU Centro Norte promovem mutirão de limpeza no bairro Aeroporto

O ponto de encontro será a Praça Cristina Leite, às 8h da manhã

A população do bairro Aeroporto é convocada para participar da Faxina nos Bairros, atividade de limpeza e educação da Prefeitura de Teresina. Amanhã (10) partir das 8h da manhã, as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro Norte estarão promovendo um grande mutirão de limpeza no bairro.

A atividade começa durante a semana, quando os moradores são orientados a fazer uma limpeza em suas casas e depositar o lixo nas calçadas. “Pedimos especial atenção para aqueles de grande porte, como eletrodomésticos e outros materiais que não são recolhidos pela coleta rotineira”, alerta Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS. No sábado, os caminhões de limpeza passam para fazer a coleta.

Também no sábado, agentes de endemias da FMS visitam as casas da comunidade dando orientações sobre como se prevenir contra as arboviroses, que são as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue, zika e chikungunya. "Damos orientações sobre a importância da manutenção dos imóveis para que não surjam acúmulos de água e criadouros do mosquito", relata Oriana Bezerra

O ponto de encontro será a Praça Cristina Leite, no Quarteirão 24. Já o quadrante percorrido será aquele formado pelas ruas Guaporé, Primeiro de Maio, Avenida Centenário e Avenida União.

Cuidados

Além da faxina, pequenas medidas podem ser tomadas no dia a dia para evitar acúmulo de água nas residências, como:

- Manter caixas, baldes e barris de água bem tampados.

- Colocar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada.

- Não jogar lixo em terrenos baldios, nas praças e ruas.

- Se precisar guardar garrafas, mantenha-as sempre com a boca para baixo.

- Vigiar os pratinhos dos vasos. O ideal é colocar areia até a borda, assim as plantas não passam sede e o mosquito não faz seu ninho. Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão toda semana. Além disso, é importante trocar a água desses vasos com frequência.

- As piscinas devem ser sempre limpas e cloradas. Aquelas de plásticos, que parecem inofensivas, também devem ser protegidas.

- Pneus velhos não devem ser deixados ao ar livre, e sim em locais cobertos, protegidos da chuva.

- Estar atentos a lajes e calhas, que também podem acumular água da chuva.

Oriana Bezerra lembra ainda da importância de se conscientizar a população em evitar o acúmulo de lixo em vias públicas, como praças e terrenos baldios.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2774/fms-e-sdu-centro-norte-promovem-mutirao-de-limpeza-no-bairro-aeroporto